The Universim

Fruto de um Kickstarter de sucesso em 2014 e em desenvolvimento pela Crytivo, o game de gerenciamento / God Game Universim será disponibilizado em 28 de agosto no acesso antecipado do Steam e GOG, ainda não há preço definido para o Brasil. Ele atualmente está em fase alpha e jogável para quem é backer ou fez comprou na pré-venda pelo site oficial.

Universim é um projeto um tanto ambicioso, nele o jogador será encarregado de guiar uma civilização da era pré-histórica até a era moderna. A proposta da Crytivo é que cada Nugget – nome dado aos habitantes do planeta – tenha um conjunto de características e necessidades próprias. A influência inicial do jogador na vida deles é designar locais para caça / corte de árvore e moradia. Ao passar das eras novas tecnologias são disponibilizadas e cabe tanto ao jogador quanto aos Nuggets determinarem o melhor caminho a seguir para manter um equilíbrio no planeta. Um exemplo citado pela desenvolvedora é o desmatamento, que pode elevar a temperatura do planeta e causar desastres naturais.

A versão de acesso antecipado contará com a era pré-histórica, medieval e moderna, assim como algumas das principais mecânicas de construção e simulação de habitantes. Em tese The Universim ficará de um a um ano e meio ainda em acesso antecipado. No começo de abril a Crytivo liberou a era medieval para donos da versão alpha — isso inclui construções, torres de defesa e a possibilidade de animais selvagens atacarem os habitantes.

Venho jogando The Universim nos últimos dias e de fato é ambicioso, mas — como esperado — ainda bem cru. Será um jogo sensacional se tudo o que está no papel se tornar realidade, mas todos nós sabemos como é o desenvolvimento de jogos, não é mesmo? Vamos aguardar.

As imagens abaixo dão uma noção de como está a fase atual de Universim.

The Universim sai em agosto no acesso antecipado

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.