A Paradox anunciou em comunicado a próxima expansão de Crusader Kings II, The Reaper’s Due. Ainda sem data para lançamento, ela se foca em eventos ligados a peste negra e outras doenças ocorridas durante a idade média.
Algumas das mecânicas listadas pela Paradox incluem um novo sistema para epidemias — que agora podem se espalhar de província para província — uso de hospitais, novos focos para líderes e cadeia de eventos. Um dos exemplos dados é o da implementação de uma política de isolamento para que a peste não se alastre pelo reino.
Outro sistema já comentado pela desenvolvedora é o sistema de prosperidade. Províncias que não forem atacadas, cercadas, saqueadas ou sofrerem da peste bubônica agora recebem um bônus de coleta de taxas do povo, assim como um aumento na velocidade que as forças militares são renovadas. A prosperidade de uma província também é influenciada por outros fatores, como a construção de certos edifícios ou decisões comerciais.
Como em outras expansões, algumas adições vêm em forma de uma atualização gratuita no lançamento, neste caso a atualização 2.6. Pouco foi falado até então, mas um dos diários de desenvolvimento aponta para novas decisões para grupos pagãos, como fazer sacrifícios aos deuses para sucesso na batalha ou prosperidade.
Veja o trailer de anúncio de The Reaper’s Due abaixo: