Depois de dois jogos medianos (Blair Witch e Layers of Fear 2) eu ainda não estou 100% confiante de que a Bloober Team será capaz de entregar um jogo de terror de qualidade. Entretanto, o novo vídeo de “The Medium” – que finalmente dá uma noção melhor da sua jogabilidade, me pegou um tanto de surpresa.
A desenvolvedora polonesa não está necessariamente trazendo nenhuma “inovação” para o gênero; apesar dos dois “planos existenciais” presentes, a base dele é solucionar quebra cabeças e reconstruir momentos e ajudar alguns personagens a “aceitar a morte” por assim dizer. Apesar de existir uma criatura que pode te perseguir durante o jogo, não há nenhum tipo de combate e você terá de usar o bom e velho ato de se esconder e prender a respiração para ela não te encontrar.
Dito isso, eu gosto muito que a Bloober optou por usar câmeras fixas ao invés de algo em terceira pessoa ou até em primeira pessoa. Um dos meus jogos favoritos de terror dos últimos anos – Song of Horror – também seguiu o mesmo princípio e isso adicionou uma camada extra de tensão.
Junto com o vídeo de jogabilidade, a Bloober também lançou outro sobre algumas curiosidades sobre o processo de desenvolvimento de “The Medium”, como algumas partes do jogo são inspiradas em locais reais e como foi a captura de certas cenas durante uma pandemia. Eu não tendo a dar “audiência” para tais vídeos, mas dado o quão peculiar foi 2020 (e 2021) e a Bloober trazer informações interessantes ao invés de só jogar uns fatos sem sal, vale a pena dar uma olhada.
The Medium sai em 28 de janeiro no PC e Xbox Series S / X