Eu não sei o que houve nessas últimas semanas, mas o aumento de jogos RPG com elementos “sandbox” é assustador. Primeiro foi “Age of Reforging”, agora é hora do RPG “The Matchless Kungfu” entrar em acesso antecipado. Ele está disponível via Steam a partir de R$46,99.
O jogo é a mais peculiar mistura entre “Kenshi” e Wuxia. Em suma, você cria o personagem, o mundo que você “quer” e o jogo cria facções, cidades e vilarejos. A partir daí cabe a você decidir a sua jornada. É possível, por exemplo, criar um clã e tomar conta de cidades, viver da terra ou obviamente usar diferentes estilos de artes marciais.
Do pouco que eu joguei da versão de acesso antecipado, o combate de “The Matchless Kungfu” é o seu principal atrativo no momento. Ele usa um interessantíssimo sistema de turnos com um estilo visual fantástico e a quantidade de habilidades disponíveis é assustadora.
Entretanto, tal como “Kenshi” e outros tantos jogos ambiciosos demais, as arestas de “The Matchless Kungfu” estão bastante aparentes. A tradução para inglês não é das melhores. Diria que, no máximo, funcional. Alguns bugs apareceram durante a minha partida – o que é esperado de um jogo de acesso antecipado – e alguns NPCs são mais reativos do que ativos.
Um exemplo é chegar em uma taverna e tacar fogo nela (sim, é possível). Alguns NPCs irão te atacar, outros ficarão tranquilos. Não sei se existe um atributo “masoquismo”, mas eu não consigo imaginar que a equipe por trás do jogo queira que um NPC não reaja ao fogo que está se alastrando ao seu redor. Se bem que, estamos em 2023 e a maioria da população mundial tem essa mesma reação acerca de vários assuntos importantes.
Não há previsão para que “The Matchless Kungfu” saia de acesso antecipado. Portanto, a não ser que você goste muito de jogar jogos ambiciosos até demais e está acostumado com um ciclo de desenvolvimento muito longo, recomendaria esperar.
Fique com o trailer e mais imagens do game abaixo: