Há dias em que precisa muito para me convencer de jogar mais um jogo com naves, construção e gerenciamento. A premissa pode ser excelente mas se as mecânicas não combinam, eu não vou me dar ao trabalho. Todavia, foi só ver que a Introversion Software – criadores de “Prison Architect” – lançou a demo do seu próximo jogo, “The Last Starship”, no Steam, que lá fui eu ver do que se tratava.
Para quem não acompanhou o anúncio, ou o desenvolvimento, “The Last Starship” é um peculiar misto de “Prison Architect”, “FTL” e gerenciamento de tripulação. Você pode começar com uma nave básica e completar missões que variam entre explorar planetas até derrotar inimigos, ou criar a sua própria nave.
O segredo do possível sucesso de “The Last Starship” está nos detalhes. É necessário, por exemplo, garantir um fluxo de combustível e oxigênio para a sua nave e tripulação, calcular a pressão de cada cabine, entender que naves maiores serão mais lentas ou precisarão de mais motores para o combate e tantos outros nuances que podem fazer a sua partida ir de “um grande sucesso” para um “grande fracasso” em questão de minutos.
A demo que está no Steam dá acesso a primeira nave inicial e te guia por um tutorial básico de como conectar canos e cabos para que a sua espaçonave funcione. Devo dizer que não é o melhor guia que já vi por aí, mas considerando que o jogo está em fase alfa, é de se esperar muitas arestas. Uma delas é a própria interface que não é muito intuitiva para novatos do gênero.
Mas, conhecendo a Introversion Software, “The Last Starship” pode muito bem desbancar jogos até como Cosmoteer – que eu amo – ou Stardeus. Afinal, o jogo quer te dar o controle de múltiplas naves no futuro e a chance de batalhar vários inimigos ao mesmo tempo. Isso tudo ainda mantendo a complexidade de gerenciar uma nave e todas as suas peculiaridades.
Por conta disso a desenvolvedora não estimou uma data para o término do acesso antecipado, que dará o pontapé inicial em fevereiro. Para comparação, Prison Architect ficou pelo menos três anos em acesso antecipado até se tornar o fantástico jogo que foi no lançamento. Não espere que seja diferente com “The Last Starship”.
Ainda assim, recomendo que você dê uma chance a demo, pois o jogo promete e muito.