Existem jogos ambiciosos, outros muito ambiciosos e outros ambiciosos até demais. “The First Men” da Gathering Tree – cujo acesso antecipado está previsto para início em 2 de novembro – certamente está na terceira categoria. A desenvolvedora turca quer pegar diferentes mitos da criação para estabelecer um jogo de gerenciamento como “Rimworld”, mas também um jogo de estratégia 4X com diplomacia e combate.
A proposta ambiciosa significa que o jogo ficará, no mínimo, dois anos em acesso antecipado para a inclusão de todas as mecânicas. No momento ele está nas etapas iniciais de implementação de recursos que vão além do gerenciamento da sua colônia e eventuais conflitos contra a IA. Mas isso por si só já mostra um incrível potencial pois a Gathering Tree já conta com mapas de combate e partidas “PVP” contra a IA e outros jogadores via um modo online.
Outro ponto que vale ser levantado é que, embora “The First Men” possa parecer algo como “Rimworld”, as diferenças param por aí. Há uma ênfase em desenvolver os seus personagens e a sua civilização no geral de acordo com atributos específicos e também enviá-los em missões para obter itens raros e coletar recursos.
Eu sei que “Rimworld” possui o envio de tropas para ataques a bases inimigas, mas até onde me consta nada perto do que a Gathering Tree está planejando para “The First Men”, como diferentes raças e processos migratórios, estabelecimento de rotas de comércio e outros nuances.
Até onde sei, o único jogo que tentou algo similar é “Songs of Styx” e o seu período de acesso antecipado ainda está muito, mas muito longe de ser terminado. E, como disse no começo da nota, o mesmo deve ocorrer para “The First Men”.
Levando em conta que o jogo turco mais bem sucedido é Mount & Blade, eu não duvido que a The Gathering Tree consiga fazer o mesmo com “The First Men”. Certamente estarei na fila para jogá-lo assim que ele entrar em acesso antecipado em 2 de novembro.