Até o início dessa semana, “The First Descendant”, o looter shooter free-to-play da Nexon sequer estava no meu radar. Agora, após seis horas quase ininterruptas com a versão Steam, ele pode começar a fazer parte da minha rotação de shooters nos quais eu quero mais é grindar pelo melhor equipamento. Ele também está disponível para PlayStation 4 Pro / PlayStation 5, Xbox One X / Series S e X.
O que tornou “The First Descendant” tão especial de cara? Simples, uma combinação de parte da movimentação de “Warframe” com o sistema de exploração de “Destiny”. Se você está buscando uma história complexa e narrativa profunda, ele não é o jogo para você.
Agora, se você quer se safar da narrativa confusa do jogo da Digital Extremes tal como sua progressão sem pé nem cabeça ou já está satisfeito com o final de “The Final Shape”, “The First Descendant” aparenta ser um ótimo refúgio.
Antes de mais nada, eu não quero diminuir “The First Descendant” para um jogo “tapa buraco”, pelo contrário, embora eu tenha mencionado jogos similares, ele tem o seu próprio estilo, inimigos e movimentação.
De início eu não me dei muito bem com ele, o seu sistema de movimentação aparentava ser restrito comparado com a liberdade oferecida por Warframe onde eu podia deslizar, pular, dar pulos duplos e destruir tudo pela minha frente. “First Descendant” oferece um gancho e “nada mais”.
Porém, assim que eu comecei a dominar o gancho e como navegar pelos cenários, ir de um objetivo em segundos é sublime. Até mesmo com Ajax, o Descendant que eu comecei, e é basicamente um tanque que absorve dano como se fosse uma esponja. Agora já tenho ele e Bunny – que certamente vai carregar o modelo free-to-play com as suas skins… não muito ortodoxas.
O que são Descendants? Pense neles como classes. Cada um dele possui várias habilidades especiais incluindo um “ult” que tende a detonar tudo no seu caminho ou criar bolhas de proteção para os seus aliados.
É aí que chegamos no “ou vai ou racha” em termos de monetização de “The First Descendant”. Se você jogou “Warframe”, sabe bem do que eu estou falando. Cada um desses Descendants é composto de múltiplas “partes” que você vai obter ao longo do jogo, seja via raids, dungeons ou áreas de alto nível. Eu certamente ainda não estou lá para descobrir o quão difícil vai ser obtê-los.
Se algo, a minha experiência inicial foi bem positiva. Em algumas horas eu já tinha Ajax e Bunny, dois excelentes descendants que se adequam bem ao meu estilo de jogo, mas já estou de olho em outras classes para ampliar as minhas chances de sobrevivência no futuro.
Outro ponto que me atrai muito é a história que, apesar de simples e até mesmo um pouco direta e sem sal, é mais fácil de “acompanhar” do que tentar entrar em um shooter que já tem 10 anos de mercado. Eu já tive esse problema com Final Fantasy XIV e não planejo repetí-lo tão cedo. “The First Descendant” é como um papel em branco onde a Nexon tem a chance de escrever histórias e vilões. Eu estou cansado de tentar entrar no meio de um ciclo de 10 anos de “Games as a Service”, então — outra vez — “The First Descendant” é uma ótima oportunidade para mim.
Em termos de desempenho, “The First Descendant” está maravilhoso no PC. Suporte a DLSS, raytracing e uma boa variedade de seleção de opções de configuração. Ouvi relatos que a versão PlayStation 5 não está das melhores, mas não tive chance de testá-la. Bom, ao menos vi bastante jogadores da plataforma da Sony no PC. Aleluia ao cross-play!
E, sendo um jogo free-to-play, ele vem com as suas “armadilhas”. Você pode comprar Descendants e o jogo possui um sistema de passe de batalha. Minha recomendação, por ora, é não dar muita bola para esses elementos até que o período de “pré-temporada” – que dura 50 dias – completem. Há mais do que jogo suficiente para você jogar sem gastar um centavo.
Com certeza irei escrever mais sobre “The First Descendant” a medida em que eu progredir na história e novas áreas forem lançadas pela Nexon. Mas, já adianto que tudo que eu vi me deixa muitíssimo empolgado para o seu futuro.
Se você está com tempo livre e quer um shooter free-to-play, não hesito em recomendar “The First Descendant”.
Os trailers abaixo apresentam melhor o sistema de progressão, combate e mais detalhes sobre o lançamento do shooter: