Há dias em que eu me sinto muito desmotivado para escrever sobre mais um jogo de gerenciamento com temática sci-fi que entrou em acesso antecipado. Quantos desses temos? 15,20? Porém, após jogar as horas iniciais de “The Crust” (Steam / R$88,99), sinto que esse tem mais chances de ser uma joia rara do que a maioria.
O título da VEOM studio faz uma pergunta simples, porém pertinente: “o que seria Surviving Mars com uma narrativa mais envolvente e complexidade?”. Claro que, embora ele não mencione diretamente o jogo da Haemimont games, sua influência está mais do que clara na forma que a sua jogabilidade é construída.
Você começa, como de costume, com uma pequena frota de robôs na Lua logo após uma grande explosão acontecer e destruir mais da metade do seu equipamento. Hora de reconstruir e estabelecer uma colônia lunar.
O que torna “The Crust” tão diferente é o interesse da desenvolvedora em não se limitar apenas à obtenção e transporte de matérias-primas, mas também a inclusão de um sistema de logística com correias e uma quantidade insana de recursos necessários para que a colônia funcione.
O jogo possui duas camadas — sendo uma delas uma área subterrânea com suas mecânicas específicas —, gerenciamento de água, oxigênio, e temperatura, e obviamente eventos aleatórios que podem causar desastres na sua colônia.
Ainda estou nas horas iniciais de jogo. O tutorial não segura muito a sua mão e então tenha em mente que você vai ter que descobrir muita coisa na base da tentativa e erro. Como é um título em acesso antecipado, também espere uma boa dose de bugs mas nada que algumas atualizações não corrijam.
A previsão é que o jogo fique ao menos de 8 a 12 meses em acesso antecipado. No meio tempo a desenvolvedora vai adicionar novos capítulos da campanha, um sistema mais robusto de temperatura, e elementos mais complexos para o gerenciamento dos seus habitantes da colônia.
Até então o misto de “Factorio” com colônia lunar está me agradando horrores. Há anos que eu queria um jogo que adicionasse uma camada extra de complexidade e “The Crust” está se provando bem o que eu quero. As minhas impressões iniciais vão sair em breve. Isso e, se eu não for sugado completamente por ele e esquecer de escrevê-las.
Fique, por hora, com o trailer de lançamento e mais imagens do game abaixo