Elite Dangerous está um pouco fora do meu radar desde a decepcionante expansão Horizons, que adicionou poucos elementos interessantes e o tornou ainda mais desnecessariamente complexo. Beyond – Chapter 1, a “terceira temporada” do game e inclusa no passe de temporada, será iniciada em 27 de fevereiro e promete grandes mudanças.
Com um beta realizado no começo de fevereiro, um dos focos da Frontier Developments é diversificar e tornar as missões mais interessantes. O sistema inteiro será revisado e inclui novas recompensas, assim como a adição de objetivos cooperativos. A forma que o jogo trata crimes e punições também será ajustada, sendo agora definida por naves ao invés do jogador. Isso permite os jogadores acessarem estações espaciais sem serem pegos, mas também previne que eles troquem módulos da nave que é suspeita de um crime.
Possivelmente o mais importante fica para o novo sistema de engenharia – considerado por muitos o aspecto de Elite Dangerous com mais “grind”. Efeitos experimentais para módulos – como lasers ou metralhadoras – poderão ser comprados a parte com materiais e workshops de engenharia estarão localizados em novos locais do espaço. Apesar de não possuírem os mesmos serviços de uma estação completa, o intuito é reduzir consideravelmente o tempo de viagem para modificações básicas. Uma lista completa das novidades está disponível no Wiki do game.