Recentemente me perguntaram se eu havia escrito sobre “Songs of Conquest”, o game da Lavapotion que almeja ser um “sucessor espiritual” de “Heroes of Might & Magic”. Disse que não, já que o jogo está em Early Access. Agora que ele recebeu a sua terceira campanha “Barony of Loth”, acredito que é hora de revisitá-lo.
Se você é íntimo do gênero, sabe bem o que esperar de “Songs of Conquest”. Comande um herói, explore um mapa em busca de recursos, monte o seu exército e elimine seus oponentes. Embora o jogo não esteja tentando reinventar a roda, o pouco que ele faz já é mais do que o suficiente para os fãs. Um dos grandes destaques dele, por exemplo, é o fato de que cidades podem ser atacadas por diferentes frentes e você pode perder uma construção ao invés da cidade inteira.
A terceira campanha do jogo expande a história de como o barão Aldus of Loth teve acesso a relíquias antigas e a magia de ressuscitar corpos. Como as outras duas campanhas, ela é composta por quatro missões que são intercaladas por canções e visa aumentar a dificuldade e complexidade do jogo.
Um dos primeiros passos é a inclusão de três novas unidades neutras — Poacher, Cut-throat, Silvermane, e Outlaw — e um novo campo de batalha grande. A IA também aparenta estar um pouquinho mais “inteligente” na hora de escolher tropas e ativar magias durante o combate. Como de praxe, a Lavapotion já alertou que essa não é a versão final da IA e que ela será melhorada nas próximas atualizações.
Eu devo dizer que estou um tanto impressionado com o que “Songs of Conquest” atingiu em pouco mais de um ano em Early Access. Três campanhas totalizando 12 missões, suporte a mods e campanhas personalizadas não é para qualquer equipe. Muito menos uma equipe que está tentando fazer isso e ainda entregar uma arte belíssima e sistemas competentes.
Ainda é cedo demais até para mim, já que preciso revisitá-lo, dizer em que ponto ou se ele de fato vai se tornar um sucessor de “Heroes of Might and Magic”. Creio que isso seja impossível, mas considerando que em 2023 temos “Age of Wonders 4” e agora mais “Songs of Conquest”, estou bem servido de jogos de estratégia com mecânicas de RPG.
A lista completa de mudanças está disponível no site oficial do game. O vídeo abaixo dá uma visão geral da atualização e do que esperar para o futuro do game: