Eu não tinha no meu bingo de 2025 que a Bandai Namco, junto com a Game Studio Inc., ia lançar um extraction shooter com Mechas. Mas, levando em conta o quão peculiar foi 2024 em termos de jogos, aqueles que compraram a versão Deluxe ou Ultimate de “SYNDUALITY Echo of Ada” podem começar a jogá-lo a partir de hoje seja no PC, PlayStation 5 ou Xbox Series S/X. As versões saem por R$282,50 (Deluxe) e R$404,90 (Ultimate), respectivamente.
A premissa do jogo é bem típica de um jogo PvPvE, a Terra foi destruída uma chuva tóxica conhecida como “Lágrimas da Lua Nova” e criaturas bizarras surgiram na superfície, quase extinguindo a humanidade. Os poucos sobreviventes vivem em bunkers. Você faz parte de um segmento conhecido como “nômades”. Munidos de mechas para explorar a superfície por recursos, a missão deles é coletar recursos como cristais “AL” e itens do dia a dia para a sobrevivência da espécie.
É aí que a parte interessante, ao menos para mim, entra para o jogo. Você conta com não só a ajuda de uma “IA” (não, não aquele tipo que você está imaginando) chamada Magus, como a Bandai Namco tenta inserir uma narrativa que se desenrola à medida em que você completa missões.
Jogos no estilo não tendem a ter uma narrativa pesada, e “SYNDUALITY Echo of Ada” claramente está tentando fugir desses moldes. Você sempre vai poder explorar o mapa quando bem entender e as chances de perder equipamento e ter que “começar do zero” são bem reais. Ao mesmo tempo, missões cruciais aparentemente irão liberar novos equipamentos, áreas e avançar a história.
O seu gameplay em si parece bem mais “simples” do que títulos que dominam o mercado como “Tarkov” ou “Arena: Breakout Infinite”, o que me deixa bem curioso de como vai ser a recepção pelo público em geral. Esta não é a primeira tentativa de uma desenvolvedora – e certamente não a última – de tentar popularizar ainda mais o gênero. Ao menos espero que os Mechas sejam o diferencial aqui.
Veja o trailer de lançamento e mais imagens abaixo: