Depois de quase dois anos em acesso antecipado, a Team 17 e o desenvolvedor Ernestas Norvaišas anunciaram que “Sweet Transit” – originalmente um jogo sobre trens que evoluiu para um construtor de cidades – vai ser oficialmente lançado em 22 de abril por R$149,00 Uma versão “teste” da versão 1.0 já está disponível para quem possui o jogo.
De tantos jogos que eu cubro em acesso antecipado, “Sweet Transit” foi o que mais se transformou ao longo do tempo ao ponto de eu começar a jogá-lo e praticamente não o reconhecer mais. O escopo original de Norvaišas era um jogo no estilo “Railroad Tycoon” onde você conectava cidades por meio de trilhos e entregava matérias-primas e produtos. A atual versão está mais próxima de ser um “Anno” com trens.
Em suma, a atual versão de “Sweet Transit” começa com você estabelecendo uma cidade próximo a locais com matérias-primas, após isso você cria fazendas para a produção de alimentos e só depois de um bom tempo que você expande para uma segunda cidade para compensar a ausência de certos materiais. E, depois para uma terceira, quarta e assim vai.
Os trens ainda são a “alma” do jogo com um sistema bem robusto de sinais e condições que podem ser definidas caso eles parem ou não em estações específicas ou aguardem quantidade “X” de materiais. A curva de aprendizado do sistema ainda é altíssima e gratificante, o que me deixa feliz.
Eu não esperava essa mudança radical em “Sweet Transit”, mas confesso que comprei a nova visão de Ernestas Norvaišas. A franquia “Anno” é uma ótima referência e até então poucos jogos conseguiram “copiá-la” de forma satisfatória. É provável que essa venha a ser uma das raríssimas exceções.
Como já disse em outros textos, entre “Manor Lords”, “Pioneers of Pagonia” e agora “Sweet Transit”, fãs de construtores de cidades vão estar mais do que satisfeitos em 2024.
Quem estiver interessado em jogar a versão 1.0 de “Sweet Transit” e já possui o jogo, basta clicar com o botão direito nele, escolher propriedades e selecionar “Experimental” na aba de betas.