Depois de uma bela dose de exclusividade temporária na Epic Games Store, a Paradox e a Iceflake Studios anunciaram que agora é possível comprar Surviving the Aftermath também pelo Steam Early Access. Ele sai por R$47,49 e vem junto da sua 11º atualização — “Quests”.
A atualização é o “jeitinho” que a Iceflake encontrou para incentivar o jogador a explorar mais do mapa. Até então toda partida de Surviving the Aftermath começava com especialistas que definiam a melhor área para começar a construir a sua colônia. Agora além disso, os mesmos especialistas poderão encontrar novas missões ou quests quando explorarem além da zona da sua colônia.
Para comportar tal mudança, o mapa-mundi de Surviving the Aftermath foi expandido com novos pontos de interesse. Por usar um sistema de “pontos de ação por turno”, o mesmo foi ajustado para trazer um pouco mais de desafio.
Outras melhorias da atualização incluem melhoras no sistema de combate e novos filtros visuais para verificar a qualidade de uma construção, poluição, uso de água e afins.
Eu tenho jogado Surviving the Aftermath com a atualização 11 instalada pelos últimos dias e devo dizer que a Iceflake Studios está fazendo um trabalho fenomenal. O jogo não só já superou todas as minhas expectativas em relação a série “Surviving”, como está dando passos para criar a sua identidade própria.
Se você planeja pegá-lo em acesso antecipado, saiba que ele recebe atualizações mensais e o progresso pode parecer às vezes “lento”. Dito isso, ele já oferece mais desafios do que Surviving Mars e Endzone: A World Apart, e grande parte disto está vindo do novo sistema de quests e de quão raro é ter especialistas.
Especialistas, como todo outro colono no mundo pós-apocalíptico de Surviving Mars, possui pontos de vida desejos e interesses específicos. Portanto, há uma chance deles morrerem durante a exploração ou até mesmo trazerem doenças de fora após uma expedição.
Já perdi a conta de quantos especialistas perdi, partidas foram deturpadas por conta de brigas internas entre os especialistas e os colonos. Tentei erguer um sistema de leis para dar uma aliviada na situação – o que fez as coisas piorarem mais ainda. Faltou água, comida, fui atacados por animais selvagens, rolou incêndio, tudo o que você pode imaginar.
Para quem ficou um pouco assustado com a dificuldade, não se preocupe que ela é bem personalizável. Você pode ter a partida mais calma do planeta tal como lutar contra todas as forças da Terra, bandidos e o que vier pela frente. Não espere algo tão difícil quanto Rimworld, mas definitivamente mais brutal do que Surviving Mars. A lista de alterações pode ser encontrada no fórum oficial de Surviving the Aftermath.