Depois de um belo atraso devido problemas no modo online e refinamentos para a IA, a Firefly Studios finalmente lançou o próximo jogo da franquia Stronghold, Stronghold: Warlords. Ele está disponível tanto via Steam como GOG a partir de R$79,99.
Tendo jogado já duas versões demo / beta e agora com a versão final em mãos, devo dizer que continuo bastante impressionado com a qualidade do jogo. Como eu já bem imaginava, a Firefly Studios não reinventou a roda, mas trouxe melhorias pontuais que até onde joguei, indicam que este pode ser o segundo melhor jogo da série (desculpem-me, mas o Stronghold original ainda tem um grande espaço no meu coração).
É só quando você começa a jogar a campanha principal que se nota o quanto o sistema de Warlords – líderes neutros que comandam regiões do mapa – é um elemento essencial para vencer as partidas. Cada um desses líderes possui prós e contras. Alguns geram mais ouro, outros podem oferecer matéria prima e facilitar que você produza ou gerencie com mais eficácia o seu castelo.
Isso possibilita que a Firefly Studios não só crie mapas mais interessantes de um ponto de vista de jogabilidade (sem dúvidas a campanha de Stronghold: Warlords é o ponto alto da desenvolvedora) como estabelece um novo patamar para as partidas multiplayer.
Eu ainda não me arrisquei muito nelas, apenas uma ou outra em coop mas eu vejo um imenso potencial tanto para partidas pvp como coop e criação de mapas para a comunidade. Foi-se o tempo de que Stronghold era sobre juntar uma montanha de tropas e jogá-las contra o inimigo. Agora com uma possível escassez de recursos nos mapas, saber qual tipo de tropa recrutar — qual é mais poderosa contra certo tipos de unidades ou quais devem ser evitadas de acordo com a situação — e ainda manter um fluxo de alimento e os cidadãos felizes é bem mais complicado.
A meu ver, a mudança de região para a Ásia foi uma excelentíssima escolha da Firefly Studios. Sinto que ela estava muito presa na sombra do Stronghold original e Stronghold: Warlords pode acabar sendo uma nova etapa na história da desenvolvedora. Já para aqueles que conhecem a desenvolvedora e o seu humor peculiar, não se preocupe pois o jogo continua repleto de piadinhas e trocadilhos; alguns me fizeram questionar a minha sanidade, mas tudo bem.
Aguardem uma análise mais aprofundada, especialmente em termos do combate que está aprimoradíssimo, ainda esta semana.