Eu tenho que parabenizar a Haemimont Games. Quando eu vi o anúncio de “Stranded: Alien Dawn” e o acesso antecipado dele eu pensei: “Ah pronto, mais um Surviving Mars misturado com Rimworld”. Quando eu joguei muitas horas dele, fui provado do contrário. Agora eu estou um tanto ansioso para seu lançamento em 25 de abril via Steam. Uma versão para consoles também está em produção, mas sem data definida.
Além de trazer um sistema complexo de gerenciamento de personagem — cada um com atributos e desejos específicos —, o simples ato de explorar um planeta remoto em busca de recursos e construir a sua base é muito mais elaborado do que a média de jogos que eu já joguei. É preciso pesquisar tipos de plantas, descobrir se elas são comestíveis ou não, montar fazendas, caçar animais e é claro, defender-se de inimigos.
Claro que ele não chega aos exageros de “Dwarf Fortress” ou até “RimWorld” com mods, mas não é o propósito ele e eu acredito que a Haemimont Games encontrou um excelente equilíbrio entre uma jogabilidade complexa e uma curva de aprendizado amigável.
Vide a mais recente atualização que saiu em 28 de março que expandiu ainda mais os sistemas de “Stranded: Alien Dawn” com facções, novos tipos de recursos e a possibilidade de encontrar, estabelecer ou capturar postos de compra e venda de bens. Mas, já deixo um aviso: esteja bem-preparado se não é bom se acostumar a perder o save e recomeçar do zero.
Se isso te instiga, pode ir sem medo na versão de acesso antecipado.
Veja o trailer de anúncio e mais imagens abaixo: