Em nota, a Paradox anunciou que a próxima expansão de Stellaris, Utopia, será lançada em 6 de abril por US$19,99. Preço no Brasil ainda não foi definido.
O foco de Utopia será na expansão de novas maneiras de gerenciamento e desenvolvimento de um império, com a inclusão de novas estações espaciais e megaestruturas — como esferas de Dyson. Uma das principais adições são as Ascencion Perks e Tradition Tree, reveladas em um diário de desenvolvimento em meados de janeiro.
Será possível, por exemplo, estabelecer estações espaciais para abrigar cidadãos, uma mecânica voltada para quem gosta de expandir o império de forma “vertical” (pela melhoria das atuais áreas), do que “horizontal” (pela conquista de novos territórios). Tal mecânica é raramente vista em jogos de estratégia / 4X e pode ser um marco interessante para Stellaris.
Outra adição é o sistema de direitos e privilégios. Será possível determinar que tipos de espécies possuem direito a uma total cidadania, ou quais privilégios elas podem ter dentro do governo. O mais recente diário de desenvolvimento de Stellaris entra em mais detalhes nas modificações para o sistema governamental, que está incluso na atualização gratuita que acompanha Utopia.
Veja o trailer mais recente de Stellaris: Utopia abaixo: