A Paradox anunciou em nota que o segundo Story Pack de Stellaris, Synthetic Dawn, será lançado em 21 de setembro por US$9,99. Preço no Brasil ainda não foi definido.
Focado em expandir mecânicas para quem joga com robôs, o DLC inclui uma nova cadeia de eventos, novas raças robóticas que irão popular a galáxia e novos retratos para criação de nações personalizadas.
O principal atrativo do pacote são os Machine Empires. Diferente do que constitui atualmente constitui uma raça robótica em Stellaris, os Machine Empires funcionam de forma similar as Hive Minds, ou seja, sua existência constitui de uma mente só. Estes podem ser Determined Exterminators, Driven Assimilators ou Rogue Servitors.
Os Driven Exterminators, por exemplo, veem o extermínio como a única solução para a sua segurança. Já os Driven Assimilators buscam expandirem seu conhecimento entre a matéria orgânica e sintética para uni-las. Os Assimilators podem, portanto, assimilarem matéria orgânica e transformarem em ciborgues, mas ainda manter todas as características orgânicas, incluindo modificações genéticas.
Por fim os Rogue Servitors foram criados para que seus criadores pudessem levar uma vida mais tranquila, porém ao se rebelarem, tomaram controle da raça. O maior diferencial são os Bio-Trophies, população assimilada que é usada para construções especiais e geração de Unity — usada para liberar novas tradições
Novos estilos de robôs também estão inclusos para os Fallen Empires na forma de Fallen Machine Empires. Estes, oriundos de uma possível rebelião de robôs contra seus mestres, podem aparecer no começo ou aleatoriamente no percurso de uma partida. A interação com tal raça é severamente limitada, consequentemente dificultando a noção de quando e como eles podem te atacar.
O vídeo lançado em conjunto com o anúncio entra nesse e outros detalhes sobre Synthetic Dawn, veja-o abaixo: