Stellaris

É impressão minha ou a Paradox anda de ótimo humor ultimamente? É isso ou as finanças dela não estão tão boas para oferecer tanto conteúdo “gratuito” tentando atrair mais consumidores. O jogo da vez é óbvio que é Stellaris, que pode ser jogado de graça via Steam até 20 de setembro e está com 75% de desconto.

A razão disso é o lançamento da atualização 3.1, intitulada “Lem”. Essa é a primeira atualização feita por por uma “equipe de apoio” que planeja lançar atualizações tanto para o jogo base quanto para as expansões já disponíveis de três em três meses. A ideia é manter o jogo estável, corrigir bugs e balanceamento com um ciclo de desenvolvimento mais “curto” por assim dizer.

Quem possui o pacote “humanoides”, por exemplo, agora terá um novo início especial de exército de clones. Já o Plantoids Species Pack recebe um novo “trait” que permite que a civilização construa edificações para terraformar um planeta até ele se tornar um planeta Gaia – um dos mais “fortes” em termos de habitação e recursos de Stellaris. O mesmo vale para a civic “Death Cult”, que agora terá novas opções e eventos.

A atualização 3.1 também vem com uma expansão dos scripts para quem cria mods de Stellaris. Embora eu não seja um deles, isso já é um grande passo para que haja mais variedade neles.

Vale também apontar que essa é a primeira grande atualização que Stellaris recebeu desde o lançamento que não vem atrelada a nenhum DLC. Como disse na minha nota inicial, a Paradox tinha que ter começado esse processo muito antes das coisas darem problemas como o desastroso lançamento de Leviathan para Europa Universalis.

Eu joguei um tiquinho da atualização e só de ver as mudanças no Humanoids pack com o exército de clones vale a pena voltar para Stellaris, mesmo que seja só para jogar o “early game”.

Ao menos eu creio que o Grand Strategy – que passou por altos e baixos desde 2016 – está na direção correta desde o lançamento de Federations. Para aqueles que nunca jogaram um jogo da Paradox, ele é o mais acessível de todos e o mais focado na narrativa. Espere uma curva de aprendizado alta, mas nada de outro mundo como o pavoroso Hearts of Iron IV ou Europa Universalis IV com todos os DLCs.

A lista completa de alterações da versão 3.1 está disponível no fórum da Paradox

Stellaris pode ser jogado de graça até 20 de setembro

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.