Ler o último diário de desenvolvimento da atualização 2.1 para Stellaris – ainda sem previsão de lançamento – me fez instantaneamente pensar “Isso tem cheiro de expansão”. Dito e feito. Nesta segunda a Paradox anunciou o terceiro Story pack para o game, Distant Stars. O pacote traz foco em descobertas e anomalias.
A temática por trás dele fica para a suposta presença de uma rede que dá acesso a uma parte não-conectada da galáxia, e dentro dela diversos novos seres e anomalias. Tal temática, se encaixa exatamente no que é proposto pela atualização 2.1: uma imensa modificação no sistema de anomalias do game.
Anteriormente as anomalias tinham uma percentagem de risco de falha, o que fazia com que cientistas que as pesquisavam morressem. De acordo com a desenvolvedora tal risco não era muito bem visto pela comunidade, e adicionava pouco em termos de dificuldade e engajamento. O novo sistema, portanto, remove esse risco em favor de um sistema de tempo. Um exemplo dado é o de o um cientista nível 2 que pesquisa uma anomalia de nível 2 e posteriormente uma de nível 10. O tempo previsto para pesquisa para uma anomalia de nível 2 – o mesmo nível que o do cientista – é relativamente rápido, enquanto uma de nível 10 pode demorar o dobro ou triplo do tempo por conta da “inexperiência” do cientista. Com isso a Paradox espera que os jogadores se sintam menos frustrados e utilizem os cientistas para outros fins, seja para apoiar pesquisas de tecnologia ou explorar a galáxia.
Outras adições na atualização 2.1 incluem novos tipos de sistemas solares, parte deles relacionados ao Distant Stars, assim como uma nova geração de hyperlanes. Dê uma passada no fórum da Paradox para um panorama geral das mudanças.