Você sabe quando um jogo é dolorosamente complexo quando eu leio a lista de mudanças de uma atualização e vou “que?”. Foi o que aconteceu na última semana com “Stardeus”, o parte construtor de naves, parte gerenciamento de colonizadores de Kodo Linija e publicado pela “Paradox Arc” ganhou uma série de novas mecânicas de exploração espacial e obtenção de recursos.
O título, que te coloca na responsabilidade de “reconstruir uma nave” e explorar o espaço em busca de recursos, melhorias e eventuais batalhas espaciais agora tem todo um novo sistema de exploração entre regiões. O que até então era um sistema “linear” – vá de um setor para o outro – foi expandido com três camadas. A primeira, o setor em que a sua nave está. O segundo, a região, e por fim o universo.
A mudança, de acordo com Kodo Linija, é um “preparo” para regiões com diferentes níveis de dificuldade e que requerem uma maior atenção dou jogador. Ou, se ele preferir, pode arriscar e explorar um setor de alto grau de periculosidade em busca de recursos raros.
Outra alteração considerável está no sistema de eventos, que agora só vai ocorrer durante trânsito entre setores ou regiões. Sua nave não vai ser mais atingida aleatoriamente por asteroides ou ter uma pane mecânica do “nada”. Isso não signifique que o jogo esteja carente de perigo. Setores ainda vão ter asteroides presentes e você tem que levar isto em conta na hora de explorá-los. Portanto, escudos ou campos de força são praticamente essenciais.
Por fim, “Stardeus” também recebeu 10 novas quests, seus colonizadores agora podem ficar doentes (de novo, já que a mecânica foi retirada por conta de bugs), a IA de combate foi melhorada e o ponto mais crucial para mim – a carência de tutoriais avançados – foi resolvida com uma nova página de tutoriais.
A comunidade, no entanto, está bem dividida em relação a atualização. Alguns adoraram ela, outros detestaram por conta do grind ou da remoção de certas funcionalidades como naves mercantis e outros eventos. Kodo Linija já apontou que a remoção delas foi por conta de sérios bugs e incompatibilidades com um novo sistema de naves mais “compactas” e que eles vão ser reintroduzidos na próxima atualização.
Eu ainda estou com o pé atrás em relação a “Stardeus”, eu gostei da versão inicial de acesso antecipado, mas ele só cresceu em complexidade de um jeito que mais parece gerar “trabalho desnecessário” do que diversão. Poder ser que as coisas mudem nas próximas atualizações, mas caso não, “The Last Starship”, dos criadores de “Prison Architect” ainda aparenta ser a melhor alternativa.
A lista completa de adições e alterações está disponível no fórum do Steam.