Em nota a Paradox Interactive anunciou na última semana que “Star Trek: Infinite”, o misto de Grand Strategy e 4X que usa múltiplos sistemas de “Stellaris” com uma temática “Star Trek” foi confirmado para 12 de outubro no PC. Ele está em pré-venda no Steam por R$124,99.
Em desenvolvimento pela Nimble Giant, o jogo se passa pouco antes dos eventos de “Star Trek: The Next Generation”. O jogador pode escolher entre jogar com Romulanos, Klingons, Cardassianos ou a Federação. Porém, ao invés de “personalizar” com mais profundidade cada facção como ocorre em “Stellaris”, a Nimble Giant simplificou alguns dos sistemas para facilitar o aprendizado do game.
De acordo com um preview publicado pela PC Gamer, o sistema de tradições de “Stellaris” é “fixo” para cada facção, ou seja, jogar com os Romulandos vai ser definitivamente diferente do que os Klingons. Fora isso, a maioria dos sistemas se assemelha bastante com o Grand Strategy da Paradox, como o envio de naves para escanear planetas, colonizá-los ou analisar de longe facções menores que ainda não possuem a capacidade de explorar o espaço.
Outra adição notável é uma árvore de missões bem parecida com a “Focus Tree” de Hearts of Iron IV. Acho uma inclusão interessante considerando que a maioria das pessoas pode não ter contato prévio com “Stellaris”. Um elemento destes pode ser uma baita ajuda para “guiar” novatos.
Está mais do que na cara de que “Star Trek: Infinite” é voltado para quem ama a série e menos para os fãs ferrenhos de estratégia. Acredito muito que o forte do jogo vão ser os eventos narrativos – também outro ponto forte de “Stellaris” – do que o combate ou diplomacia.
Eu ainda não estou certo se irei cobrir “Star Trek: Infinite” ou não. Embora goste da série, não consigo ver o que o jogo possa trazer de interessante que um mod para “Stellaris” já não faça. Gostaria de ser surpreendido pela Nimble Giant e, portanto, irei reservar as minhas considerações finais para o seu lançamento.
Veja o trailer de gameplay e mais imagens abaixo: