Um dos meus aspectos favoritos da VR Design, criadora de jogos como Decisive Campaigns: Barbarossa e Advanced Tactics Gold, é a sua imensa capacidade de sair e ao mesmo tempo ficar na sua zona de conforto. O exemplo disso é o próximo game deles, Shadow Empire – que visa ser tanto um 4X como um wargame.
Anunciado na última semana em conjunto com a Slitherine, ele é ambientado pouco tempo depois do colapso da humanidade. Além do tradicional combate — que leva em conta linhas de suprimento e experiência, e diferentes decisões pelas quais a desenvolvedora é conhecida — Shadow Empire promete 100 diferentes tecnologias, um novo sistema de cadeia logística, facções neutras, foco em diplomacia e planetas gerados proceduralmente mas com um certo grau de realismo.
Os dois últimos fatores são os que mais me preocupam. Ainda estou para ver um 4X – salvo Star Ruler 2 – que conseguiu acertar a mão na diplomacia. Essa é a primeira vez que a VR Design vai fundo no conceito, e fico com receio de que ele vire mais um Warhammer 40K: Gladius. Bom, ao menos eu sei que o combate vai ser bom.
Quem estiver interessado em conhecer mais sobre as mecânicas, recomendo dar uma passada no blog da VR Design, que já trabalha no game há 4 anos.