Como bem falo, “antes tarde do que nunca”. Já era hora da Battlefront trazer os seus jogos para o Steam e ver que a plataforma se encaixa muito bem na proposta de seus jogos de estratégia realistas. O que eu não esperava, no entanto, é que no meio disso a desenvolvedora anunciasse um novo jogo para a franquia – Cold War.
Como o nome já deixa óbvio, Combat Mission Cold War é tudo sobre o confronto entre as forças dos EUA e soviéticas na região de Fulda Gap – localizada na Alemanha. O enfoque do game será na mudanças de doutrinas militares ocorridas após a guerra do Vietnã assim como uma maior cooperação entre as forças terrestres e aéreas de ambos os países.
Em vista disso, Cold War será o primeiro jogo a possuir aviões como o F4-Phantom e o A7-Corsair. Os soviéticos estarão munidos de Mig 23/27, o SU-17 e o SU-25 Frogfoot. Helicópteros como o AH-1 Cobra e as variantes Hind A e Hind D do Mi-24 também estão confirmadas.
De acordo com a nota de anúncio, o jogo terá três campanhas. Uma delas focada nas forças da Alemanha Ocidental e dos EUA durante uma hipotética batalha em Fulda Gap, Uma para o lado soviético simulando as 48 horas iniciais da invasão inicial da região. enquanto a terceira se passa no final do período que o jogo cobre (1982) na Califórnia onde os EUA fazem um “treinamento” para um “defender-se” das doutrinas usadas pelo exército soviético em futuras batalhas. Além disso, a campanha da Alemanha Ocidental e dos EUA terá versões de 1979 e 1982 para que o jogador consiga ver melhor a evolução do equipamento durante o período.
Como alguém que acompanha Combat Mission há anos, Cold War é de longe o mais interessante e sem dúvidas o mais ambicioso já feito pela Battlefront. Com um período tão vasto ele já vai ser de longe o jogo com mais quantidade de unidades e variantes; isso sem contar os diversos sistemas que serão simulados.
A Battlefront não divulgou que versão da engine será usada para Cold War, mas presumo que vá ser a versão mais atualizada da 4.00. Estou ansiosíssimo para ver o jogo em ação e como ele vai conseguir englobar um conflito hipotético de tamanha escala.
Caso você tenha interesse em ver, a Slitherine irá apresentá-lo pela primeira vez durante uma transmissão às 13h (Horário de Brasília) em seu canal do Twitch.