“Amored Brigade” pode não ser conhecido por muitos. Na realidade, eu duvido que muitos dos meus leitores tiveram algum contato com o wargame da Veitikka Studios. Agora, aqueles que jogaram sabe que ele é uma das melhores representações do combate durante a Guerra Fria e um dos pouquíssimos jogos capaz de representar áreas urbanas gigantescas. Nesta semana a Slitherine e a desenvolvedora anunciaram uma sequência que, pela primeira vez, usará visuais 3D.
O termo “usar visuais 3D” deve soar ainda mais estranho para quem pensa em jogos de estratégia em tempo real e visuais mais modernos. Acontece que o primeiro “Armored Brigade” foi um projeto abraçado pela Matrix Games na metade do seu desenvolvimento. Agora a Veitikka Studios aparenta ter o dinheiro e experiência necessária para uma transição para 3D.
Na prática isso significa uma melhor representação das unidades no mapa, mais facilidade de compreender a distância dos inimigos e um maior papel da infantaria em confrontos. Outras melhorias prometidas pela Veitikka Studios são um novo editor de waypoints para facilitar o controle das unidades, mais opções de suporte aéreo e artilharia, e ainda mais melhorias na IA.
A minha única preocupação acerca de “Armored Brigade II” o uso de um sistema de “grids” ao invés de permitir que as unidades se movam “livremente” pelo mapa. O mesmo sistema é usado em partes por “Combat Mission”. Não é um sistema ruim, apenas não é o meu preferido e pode causar certa confusão ainda mais no controle das unidades.
Como muita água ainda vai rolar até o lançamento de “Armored Brigade II” – que ainda nem tem data, eu vou aguardar pacientemente.
Aliás, quem estiver interessado em testar o seu antecessor, aproveita pois ele está em promoção no Steam até 18 de outubro e sai por R$45,49
Veja o trailer e as primeiras imagens do game abaixo: