Vou te dizer que eu não imaginei que “Hell Let Loose” iria atravessar a linha de chegada do perído de acesso antecipado para uma versão final. A última atualização, disponibilizada em abril, não trazia a confiança de que a Black Matter iria atingir a data de 27 de julho. O destino pelo visto sorriu para eles e eles conseguiram lançar a atualização 10 – que é visto para eles como a versão 1.0. Ele está à venda por R$79,90
A principal atração da versão 1.0 é a inclusão do teatro do leste europeu e tropas soviéticas. A versão 1.0 inclui mapas em Stalingrado e Kursk, cinco veículos da União Soviética e seus respectivos armemtnos, e uma variante do mapa St Marie du Mont.
Entretanto, nem tudos são flores pelo visto. A Black Matter atingiu a linha de chegada, mas relatos da comunidade apontam que os mapas de Kursk e Stalingrado estão bem abaixo do esperado em termos de taxa de quadros. Eu não pude testar a fundo todos os mapas – afinal a atualização saiu há poucas horas da publicação dessa nota – mas eu posso ao menos confirmar que eu não pego mais do que 30 quadros por segundo com um I9 e uma 3090 em Stalingrado. Isso em um servidor vazio, não quero nem imaginar o caos que deve ser em um servidor lotado.
Como era de se esperar, esse não é o ponto final de Hell Let Loose pois a Black Matter divulgou um segundo roadmap com novos mapas, variantes de mapas, novas armas e mais melhorias no desempenho. Agora eu fico em dúvida se foi a decisão certa de lançar bem agora ou esperar por mais atualizações. Presumo que tenha sido uma decisão um tanto difícil para a Black Matter e vai reverberar na comunidade, só espero que os novos mapas recebam ajustes o quanto antes para a comunidade poder aproveitá-los.
Eu acredito e muito no potencial de Hell Let Loose. A Black Matter ainda não atingiu o seu ápice, mas levando em conta os outros shooters ambientados na Segunda Guerra Mundial com uma temática “realista”, é o que mais consegue chegar em um meio termo entre “realismo total” e “jogabilidade acessível”.
A lista de alterações da versão 1.0 de Hell Let Loose está disponível no fórum do Steam e o Roadmap para este ano e 2022 está abaixo: