Eu sei que eu faço duras críticas a preservação de jogos, e muitas vezes elas são válidas. Mas em raros casos há empresas que conseguem ressuscitar um “clássico” e levá-lo para novas plataformas. É o caso de “Rendering Ranger: R² [Rewind]”. Lançado em 1995 para o Super Nintendo no Japão, o título finalmente chega oficialmente no ocidente pela Ziggurat Interactive. Ele está à venda a partir de R$32,99.
Produzido por Manfred Trenz, criador da série “Turrican”, Rendering Ranger tinha previsão para sair no ocidente com o nome de “Targa”. Mas, por motivos desconhecidos, a desenvolvedora “Rainbow Arts” desistiu dos planos e o jogo vendeu 10.000 cópias no japão.
A versão trazida pela Ziggurat Interactive inclui tanto a versão original japonesa como a versão para as regiões da Europa. E, do pouco que eu joguei, “Rendering Ranger: R² [Rewind]” era um título ambicioso até mesmo para a época.
Ele não perde muito tempo em desenrolar a trama; você é um soldado especial cujo objetivo é impedir a Terra de ser tomada por alienígenas. O que torna o jogo impactante são as fases que alternam entre um shmup horizontal e fases a pé. Os inimigos têm visuais bem acima da média do período e possuem uma variedade absurda de tipos de ataque.
Não esperava diferente do criador de “Turrican”. Só eu sei o quanto eu sofri para tentar completar um deles, e imagino que o mesmo ocorra com “Rendering Ranger: R² [Rewind]”. Bom, ao menos a Ziggurat Interactive foi bondosa e colocou um sistema de saves durante as fases. Assim, quem sabe, eu vejo o final dele um dia.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo