Ora ora, pelo visto a Creative Assembly ouviu nossas reclamações e preces sobre os Chaos Dwarfs para Total War: Warhammer 3, pois o recém-anunciado DLC “Shadows of Change” aparenta trazer tudo menos repetição. Ele está previsto para lançamento em 31 de agosto e já está em pré-venda por R$99,00.
Ao invés de se focar em uma única facção, “Shadows of Change” expande o arsenal de Tzeentch, Grande Cathay e Kislev com três novos lordes lendários: Transmorfo (Tzeentch), Yuan Bo (Yuan Bo) e Mãe Ostankya (Kislev).
O mais fantástico de tudo, para mim, é como cada lorde lendário consegue se distinguir bastante da sua própria facção. Pegue o “Transformo” por exemplo. Ao invés de ser um lorde focado em conquista, ele utiliza furtividade e tramas para conquistar seus objetivos. Algumas das suas habilidades incluem semear discórdia para que lordes lutem entre si ou tomar a forma de aliados ou inimigos.
Ele também é um dos lordes que não utiliza mecânicas de cerco tradicionais, optando por infiltrar seus cultos e criando construções parasíticas ou simbióticas para formar as suas tropas. Tais mecânicas me lembram bastante a forma que os Skaven tomam conta de certas cidades.
Um dos pontos que mais me deixa empolgado é o sistema de “Grandes Tramas”, uma habilidade especial do lorde que pode ser usado dentro e fora do campo de batalha. Na camada estratégica, essas tramas – que podem envolver se transformar em um oponente e atacar seu aliado – são recompensadas com itens e unidades especiais. Já no campo de batalha, os recursos obtidos com as “Grandes Tramas” até permitem que ele crie ilusões das armas dos seus inimigos e use contra eles.
Yuan Bo, por outro lado, é mais sobre estabelecer uma economia forte e uma expansão rápida. Algumas das suas habilidades permitem que ele construa edificações em um único turno e não sofrer penalidades de atrição quando ao se movimentar por território inimigo. A Creative Assembly irá falar mais dele nas próximas semanas, mas considerando o posicionamento de Grande Cathay, mecânicas que envolvem a muralha e o combate contra a corrupção que está nas bordas da região certamente estarão presentes. Me pergunto como alguém tão ligado em assuntos de Estado irá combater as gigantescas hordas de inimigos.
Por fim, a Mãe Ostankya é outro lorde que me deixa bastante curioso. Até então Kislev era a facção mais “tradicional” de Total War: Warhammer III. Jogar com Ostankya é tudo menos tradicional. O jogador terá acesso a unidades como um Elemental das Feras, ter como mecânica principal o ato de coletar pragas proibidas e aterrorizar os seus inimigos com tanto com ataques de natureza como pesadelos. As mecânicas de Ostankya também serão exploradas futuramente em um post no blog de Total War.
Vale lembrar que o DLC “Shadows of Change” virá acompanhado da atualização 4.0 para Total War: Warhammer 3, ou seja, pode esperar mais uma boa repaginada de mecânicas e melhorias para o Immortal Empires.
As principais informações sobre o Transmorfo já estão disponíveis no blog da Creative Assembly. Deixo um destaque especial para o herói “Escribas Azuis”, capazes de escrever e ainda batalhar. Quem dera eu tivesse essa habilidade.
Veja mais imagens e o trailer de “Total War: Warhammer 3 – Shadows of Change” abaixo: