Shadow Arena

“Um battle royale baseado no combate de Black Desert Online? Isso não tem como dar certo”, disse a mim enquanto fazia o download do recém-publicado em acesso antecipado Shadow Arena da Pearl Abyss. Três partidas e já tinha queimado a minha língua.

Com modos contra IA, solo, duos, times, duelos e partidas personalizadas, Shadow Arena é mais um daqueles “spin” no gênero onde você não só luta contra outros jogadores como também contra inimigos aleatórios para subir de nível. Durante certas áreas da partida um inimigo especial aparece e você ganhará bônus de ataque e defesa.

Cada partida conta com uma média de 40 jogadores (apesar de poder começar com o mínimo de 35) e um mapa relativamente grande para um jogo cujo foco é o combate corpo-a-corpo. Isso significa que ao menos eu tinha tempo de obter equipamento e melhorias para meu personagem antes de ser massacrado pelos meus oponentes.

O que me deixa mais entusiasmado por Shadow Arena é o combate em si. Eu gosto muito do PVP de Black Desert Online, mas tudo ao entorno dele (crafting, leveling, camadas e mais camadas de mecânicas que considero inúteis) acaba com a minha paciência. Sem levar em conta o “power creep” que jogadores mais dedicados podem obter caso gastem metade do dia nele, luxo que eu estou longe de ter.

Shadow Arena ao menos pelo o que pude ver até então é bem mais equilibrado. Você pode ser atacado por uma arqueira, mas alguma das suas habilidades vai ser capaz de derrubá-la ou atordoá-la. Como de praxe, combos são a alma do negócio. Claro que ainda não aprendi a fazer nem um terço deles, portanto devo investir um pedaço do meu final de semana nisto.

De quebra, o jogo tem servidor no Brasil, é free-to-play e não vem com aquela dolorosa tradução de Black Desert Online. Sei que potencialmente limitará a audiência, mas eu prefiro um jogo em inglês com menus fáceis de navegar do que aquela zona que é Black Desert Online.

Ainda não há estimativa quando ele irá sair de acesso antecipado. A Pearl Abyss espera que ele ainda fique por um bom tempo para a inclusão de novos personagens, mapas, e refinamento da IA.

Interessados podem fazer o download direto do Steam.

Shadow Arena entra em acesso antecipado

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.