Olha, eu já ouvi essa história de jogos de estratégia com partidas curtas “fáceis de aprender” mas “difíceis” de serem 100% compreendidos. Na maioria das vezes isso é uma grande balela, mas eu vou dar o braço a torcer para o recém-anunciado Warpips pelo seu visual e premissa.
Em desenvolvimento pela Skirmish Mode Games e previsto para entrar em Early Access nesta quinta-feira (29), Warpips é mais um jogo de “cabo-de-guerra” e batalha de trincheiras do que um jogo tradicional de estratégia em tempo real. Você escolhe a composição do seu exército a partir de 24 unidades e as coloca para enfrentar o oponente.
O que dispara o meu interesse em Warpips não é a tal da “ausência de microgerenciamento”, mas sim nas ações táticas que você deve fazer durante a batalha. O trailer de anúncio mostra um variado sistema de upgrade e dezenas de defesas contra as forças inimigas – de barricadas básicas, arames farpados até torres automatizadas. Acredito que isto venha a ser o grande diferencial de Warpips. Se eles forem capazes de diferenciar cada mapa o suficiente, vai ser um ótimo jogo de estratégia para relaxar.
A previsão é que ele fique em Early Access por ao menos mais seis meses para balanceamento de unidades e refinamento de certas áreas. A versão que estará disponível em 29 de abril já virá com 50 mapas de campanha, um modo skirmish e geração procedural de mapas.
Agora, se vocês procuram um jogo de estratégia com mais escopo do que Warpips, eu recomendo Tooth and Tail.