Eu estou de olho em “Stormgate” desde que ele deu as caras no Kickstarter. Um jogo de estratégia de uma equipe que trabalhou em Starcraft e Warcraft, e que vai sair com três facções bastante assimétricas? Pode colocar na minha conta que eu vou jogá-lo. Bom, agora posso de fato jogá-lo já que ele entrou em acesso antecipado no Steam a partir de R$96,99. Esse é o valor base para quem quiser ter acesso ao jogo antes de ele se tornar “free-to-play” em 13 de agosto.
Por que então, pagar R$96,99? Bem, esse é o preço base para ter acesso ao jogo antecipadamente. Alternativamente você pode pagar R$154,99 ou R$233,99 para garantir acesso a todas as missões do modo campanha, um novo herói para cada facção e itens cosméticos.
Os pacotes, de acordo com a desenvolvedora, oferecem os seguintes conteúdos:
- O pacote de Acesso Antecipado (R$ 96,99): Amara, herói da Vanguarda, o primeiro capítulo da campanha Vanguarda e o Detalhe Dourado do Exército Vanguarda.
- O pacote de Acesso Antecipado Deluxe (R$ 154,99) inclui todo o conteúdo do pacote de Acesso Antecipado básico, além do herói Maloc — Herói Infernal, Auralanna — Heroína Celestial e a galinha de estimação.
- O pacote de Acesso Antecipado Ultimate (R$ 233,99) inclui tudo do pacote Deluxe, mais os capítulos 2 e 3 da campanha Vanguarda (disponível após 13 de agosto) e o Sombreamento de Névoa da Guerra da Tempestade de Fogo.
Com previsão de ficar, no mínimo, um ano em acesso antecipado, as prioridades da Frost Giant Studios – equipe por trás de “Stormgate” – são um tanto interessantes de se ver. Ela quer fornecer uma grande variedade de modos para diferentes tipos de jogadores. Do tradicional 1v1 no estilo StarCraft / WarCraft, modos coop para até três jogadores contra a IA, modo prática, a promessa de um editor robusto e modos experimentais. Dentre eles eu destaco a “guerra territorial”, que em teoria tem bastante inspiração em MOBAs.
Qual desses modos vai ter o maior sucesso é uma incógnita por ora. Os passos iniciais de “Stormgate” estão dividindo bastante a comunidade. Alguns chamam a arte de “genérica”, outros comentam da pouca variedade de mapas ou de um macro e micro gerenciamento “sem sal”. Conhecendo muito bem a comunidade de estratégia – afinal a cubro por quase 11 anos – não duvido que haja uma boa dose de exagero ou de expectativas que “Stormgate” fosse “Starcraft 3”, algo que ele nunca prometeu ser.
Pessoalmente eu gosto da estética do jogo e a facilidade que eu tenho de enxergar que tipo de unidade – ao menos no que os trailers indicam – está me atacando e o que devo fazer para me defender dela. Ao menos é melhor do que a estética anos 2010 de “Starcraft 2”, fãs do jogo que me perdoem, mas é difícil olhar para as unidades “Terran” em pleno 2024 e não pensar “será que não tem como elas brilharem um pouco menos”?
Trarei impressões assim que possível, mas torço para que algo de bom acabe saindo de “Stormgate”. Quanto mais jogos de estratégia acessível para um público amplo, melhor.
Veja o trailer de acesso antecipado e mais imagens do game abaixo: