Eu não sei o que eu escrevo mais esses dias, anúncios sobre jogos em acesso antecipado ou adiamento de jogos. Incluindo adiamento de jogos em acesso antecipado! Um deles é “Cataclismo” da mesma equipe de Moonlighter que, teve seu lançamento adiado por alguns dias para 22 de julho via Steam. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Se você não acompanhou o anúncio original – que se perdeu em meio a tantos em abril e maio – “Cataclismo” é um misto de estratégia em tempo real com tower defense. Eu sei, você já torceu o nariz, mas calma lá que eu não estaria cobrindo-o se não houvesse coisa boa no meio.
O que o diferencia de tantos outros é o seu sistema de construção onde as suas defesas são basicamente “blocos de lego”. Cada pedaço das muralhas de sua cidade deve ser erguidas bloco a bloco – com o uso de determinados blocos ou formatos. Isso por si só já oferece uma versatilidade e variedade imensa, ainda mais pela presença de diferentes tipos de materiais para coletar.
Os elementos interessantes do jogo não param aí. Oxigênio, por exemplo, é um elemento crucial para a sua sociedade sobreviver já que ela se encontra em um meio de um ambiente hostil rodeado por monstros e “zumbis”. De tantos jogos que eu já cobri aqui no site, nenhum deles levou esse aspecto de logística em conta.
A versão inicial de “Cataclismo” vai oferecer a campanha principal com 2 biomas, um modo “endless” com um bioma e um modo “batalha” com dois mapas. Já de cara ele também terá suporte a um editor para que as pessoas possam fazer os seus próprios mapas de batalha ou sobrevivência.
Embora não haja uma data específica para que ele saia de acesso antecipado, a Digital Suns já confirmou que novos biomas e novas missões para a campanha vão ser adicionadas durante o período de acesso antecipado.
Será que estamos vivendo uma renascença dos jogos de tower defense? Com a quantidade enorme de jogos que eu já vi trazendo mecânicas “únicas”, gosto de acreditar que sim.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: