Toda vez que um novo card game / deckbuilder aparece para mim eu me questiono se o futuro desse subgênero será mais “Slay The Spire”, mais “elementos aleatórios” ou a introdução de múltiplas lanes. Se for depender de “Xenotheria”, cuja demo já está disponível via Steam em preparação Steam Next Fest — que ocorre de 19 a 26 de junho —, vai ser a terceira opção e por um bom motivo.
Ao invés de ser um deckbuilder com elementos de RPG, ele é um RPG com elementos de deckbuilding – o que já é um ponto positivo na minha opinião. O jogo conta a história do planeta de Wolf Prime, onde um evento catastrófico de origem desconhecida começa a puxar espaçonaves que estão na órbita do planeta e o transforma em um gigantesco ferro velho. É a partir daí que você assume o papel de Squig, um dos mineradores do planeta, que decide ir atrás de respostas sobre o que de fato aconteceu.
De início eu assumi que “Xenotheria” teria o mesmo sistema de “Gordian Quest” – que embora competente, não prendeu a minha atenção. Pelo contrário, você poderá explorar várias regiões do planeta em busca de respostas, recrutar novos personagens e fazer alianças com algumas facções locais.
Eu estou muito interessado em jogar a demo dele para ver como a integração do sistema de cartas em um jogo com uma progressão “fixa” vai funcionar. Outros jogos já fizeram isso – uns com mais sucessos e outros com menos. Espero que “Xenotheria” esteja na equipe “campeã”.
Veja o trailer mais recente abaixo: