Warsaw

Por um lado, eu entendo a necessidade de algumas desenvolvedoras se apoiarem mais na temática do jogo em si do que nas suas mecânicas. Por outro, eu não entendo o motivo pelo qual ela tenta tanto esconder as mecânicas do jogador. É o caso que sinto com Warsaw, o RPG ambientado durante o levante de Varsóvia ocorrido em 1944, que teve seu lançamento confirmado para 4 de setembro no PC.

Desde o seu anúncio em 27 de fevereiro a desenvolvedora Pixelated Milk pouco explicou como ela vai abordar a temática e como ela vai se interligar com as suas mecânicas. O novo trailer dá pinceladas de aspectos de gerenciamento de classes, fabricação de munição e um combate similar ao de Darkest Dungeon.

A falta de informações aliada ao curto trailer me gera a seguinte dúvida: a Pixelated Milk realmente sabe a importância do levante de Varsóvia para o cenário da Segunda Guerra Mundial? Será ela capaz de contar histórias inspiradas por aqueles que presenciaram a queda e o levante da cidade sem cair em clichês? O teatro do Leste Europeu continua a ser pouco explorado no mundo dos jogos (com a exceção dos wargames, muitas vezes metódicos demais para conter qualquer traço de humanidade), e o impacto que ele teve no decorrer da guerra – seja ele pela população ou pelos soldados que lutaram contra o avanço do Eixo – merece um pouco mais de atenção. No fundo espero estar errado e que Warsaw seja excelente.

RPG Warsaw sai em 4 de setembro no PC

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.