Waylanders

Outubro passou, novembro chegou e nada de novas informações sobre a definitiva data de lançamento para o RPG “The Waylanders” da Gato Salvaje Studio. Não fiquei nem um pouco surpreso com o anúncio enviado pela desenvolvedora de que ele só vai dar as caras de fato em 2 de fevereiro de 2022. Sim, mais um jogo para atolar um mês que já está recheado.

De acordo com co-fundador Fernando Prieto, a decisão foi tomada após uma análise interna da equipe que apontou certas áreas que requerem uma dose extra de polimento e a típica correção de bugs. Mais uma vez, algo esperado por mim tendo em vista que venho acompanhando o RPG que visa trazer um grau de “imersão” similar a Dragon Age e produzido por uma equipe bem pequena.

A versão de acesso antecipado de “The Waylanders” já vinha sendo atualizada aos trancos e barrancos devido a pandemia e alterações constantes nas datas. Tanto que a última atualização — datada de setembro — foi uma das poucas onde comecei a ver o jogo de fato se moldar de acordo com a proposta da Gato Salvaje.

Até lá a empresa decidiu lançar mais uma atualização para a versão de acesso antecipado – ainda sem data divulgada – que incluirá correções nas áreas presentes do jogo assim como ajustes em traduções e linhas de diálogo.

Junto a isso ela divulgou um novo vídeo sobre as classes avançadas que vão estar inclusas na versão final. As classes avançadas ficam disponíveis a partir de um determinado nível e são compostas de três variantes para cada uma das seis classes base. Um guerreiro pode virar um gladiador para uma maior esquiva, um berserker para causar dano a uma unidade específica e por aí vai.

Sendo uma pessoa que já trabalhou com desenvolvimento de jogos, ainda mais entre 2019 até o começo de 2021, eu tenho um imenso respeito pela transparência da Gato Salvaje. Entendo a necessidade da empresa de estipular datas, ainda mais que “The Waylanders” é oriundo de um Kickstarter, e manter os canais abertos para que a comunidade os “acuse” de que eles não estão sendo ativos nas redes quando o problema de comunicação entre desenvolvedores e jogadores é bem mais complexo do que isso. Espero apenas que eles fiquem orgulhosos do jogo que lançarem – seja da qualidade que for – no ano que vem.

Veja o trailer das classes avançadas abaixo:

RPG “The Waylanders” é adiado outra vez e só sai em 2022

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.