Eu não devia me surpreender mais a esta altura. Outro RPG grande na reta final de 2024? Não seria impossível para um ano que não para de ter adições inusitadas. Mas, eu ainda me impressiono como as empresas parecem não perder o fôlego antes do Natal. Por conta disso, coloco “New Arc Line” da Dreamate e da Fulqrum cautelosamente no meu radar. Ele está disponível no Steam Early Access por R$50,99.
Antes que você pense que eu sou “louco” de acompanhar mais um RPG em pleno 2024, “New Arc Line” me chamou a atenção pelo seu misto de fantasia e tecnologia. A última vez que eu vi um jogo deste calibre foi em “Arcanum” da Troika e isso já faz mais de 20 anos. E, ao que tudo indica, a Dreamate quer cravar o seu próprio nicho junto com as gigantes do gênero.
O jogo se passa na cidade que dá nome ao jogo, “New Arc”. O seu personagem viaja para a cidade em busca de uma cura para a doença da sua família. Mas não tarda, obviamente, para ele se enrolar em uma trama que envolve as diferentes facções políticas da cidade e um mundo que ainda está tentando definir o que é o “certo” ou o errado” no que diz respeito ao uso de tecnologia e magia.
Entretanto, ao contrário de “Arcanum” ou outros jogos de RPG, “New Arc Line” quer seguir um estilo mais próximo ao estilo “moderno” de narrativa, algo como uma mistura de “Disco Elysium” – com bastante escolhas e situações inusitadas – e um sistema de combate que não requer um conhecimento aprofundado.
Isso não quer dizer, é claro, que o combate dele é “simples”. A versão de acesso antecipado dá acesso a duas raças (Humano e Elfo) e duas classes (Shaman e Engenheiro Steampunk). Só pela decisão de classes para começar o período de desenvolvimento aberto ao público dá para notar que a Dreamate não está de brincadeira.
Ainda que a versão final esteja prevista só para o último trimestre de 2025, a desenvolvedora tentou incluir o “máximo possível” no que diz respeito a conteúdo e polimento para o período de acesso antecipado e planeja expandir nos próximos meses. Ela estima que uma run inicial não vai durar menos de 10h e o número pode facilmente dobrar ou triplicar de acordo com o quanto o jogador explorar e se ele pensa em testar classes diferentes.
Do pouco que eu vi de “New Arc Line”, amei os visuais da cidade e estou entusiasmado para testar o seu sistema de combate assim que possível. Ele pode não acabar recebendo o mesmo polimento de “clássicos do gênero”, mas quanto mais RPGs com elementos de magia e Steampunk, melhor.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: