Iron Danger

Após algumas experiências “traumáticas” em 2019, o termo “RPG tático” ou até “RPG” me assusta um pouco. Porém, o conceito que a Action Squad Studios quer implementar em seu RPG Iron Danger – previsto para 2020 e que recebeu um novo trailer – parece interessante.

A desenvolvedora, que acabou de fechar uma parceria com a Daedalic, usa uma modificação do sistema WEGO (turnos simultâneos) e do combate em tempo “real” visto em jogos como John Wick Hex. Resumindo, você pode realizar ações em tempo real – que são mostradas na parte inferior da tela – e retroceder até cinco segundos para refazê-las caso dê errado.

Para mim é um sistema que é tanto mais punitivo para quem joga arriscadamente, como facilitador para quem não tem costume com o gênero. É melhor isso do que o típico “cancelar ação” que se vê em jogos de estratégia / RPG em turnos tradicionais. Afinal, eles não vão sumir do mercado, então inovação tem de vir de algum lugar.

Apesar do novo trailer se focar nos visuais, recomendo dar uma olhada no alpha do ano passado. Nele você pode ter uma melhor noção de como o sistema de Iron Danger funciona.

RPG Iron Danger ganha trailer de gameplay

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.