Como muitos de vocês sabem eu sou um grande fã de dungeon crawlers, eu sou ainda mais fã quando uma desenvolvedora pega um conceito que ao olhar de muitos é “alienígena” o transforma em um jogo. É assim como me sinto vendo Dungeon Encounters, lançado nesta quinta-feira (14) para PC, PlayStation 4 e Swtich a partir de R$127,00.
O que me atrai tanto nele é que ele não usa quase nenhuma estrutura “tradicional” de um dungeon crawler e mais parece um gigantesco labirinto. Cada um dos 99 andares é como se fosse um pequeno quebra-cabeça onde você tem que descobrir a direção correta para preencher todos os quadrados. Quadrados especiais podem liberar novos personagens, itens ou batalhas.
Pelo o que trailer de lançamento dá a entender, cada personagem possui uma habilidade única dentro e fora do campo de batalha. Alguns podem se teletransportar pelo mapa, por exemplo. Há também um sistema de números que identifica a sua posição – qual o propósito dele ainda é um mistério para mim.
Entretanto, não é a primeira vez que eu vejo este conceito sendo aplicado a um jogo, o primeiro que fez “sucesso” no oriente foi Labyrinth Of Touhou – Gensokyo And The Heaven-Piercing Tree. Lançado originalmente para o DS Lite, ele também chegou no PC mas só teve uma tradução em inglês disponibilizada no começo de outubro e ainda não o joguei.
Agora vamos fazer a competição: qual dos dois eu vou completar primeiro? Dungeon Encounters ou Labyrinth Of Touhou? A resposta é: Eu provavelmente vou é dormir de tão cansado que estou.