Devo admitir que eu sempre fico impressionado quando algum desenvolvedor cogita criar um jogo sobre captura de monstros. Seja ele Temtem, Siralim ou – o mais novo título que recebeu uma data de lançamento – Coromon da TRAGSoft.
Ao contrário dos outros dois jogos citados, sendo um um MMO e outro mais perto de um “Dragon Quest vs Pokémon”, Coromon apresenta a sua clara inspiração em Pokémon sem o menor medo. Até a história em si é relativamente similar, com o protagonista encarregado de parar uma organização de liberar titãs e destruir a região de Velua.
Claro que a TRAGSoft traz a sua própria “divergência” da fórmula tradicional. Os ataques dos monstros são baseados em “stamina” e não na quantidade de usos por batalha, há uma maior variedade de roupas para o seu personagem, uma maior presença de quebra-cabeças e modos extras como “randomizer” e diferentes níveis de dificuldade.
Ainda vai levar um tempo para descobrir se Coromon terá uma comunidade saudável e competitiva para as suas partidas online, mas pelo o que eu joguei da demo – que por acaso está disponível no Steam – a desenvolvedora se esforçou horrores para prestar uma grande homenagem a esse gênero. Mas, me questiono se homenagens são o suficiente em 2022. Uma coisa eu tenho certeza: a arte das regiões e dos monstros é fantástica.
Veja o trailer de anúncio abaixo: