30XX

Eu tenho duas características bem marcantes quando o tema é “jogos”. Eu sou absolutamente terrível em jogos de plataforma, mas eu sou muito mas muito teimoso em querer jogá-los. Não é a toa que eu já estou com meu olhar fixado em 30XX, o jogo de plataforma / roguelike disponibilizado em Early Access a partir desta quarta-feira (17) no Steam por R$37,99.

Sequência de 20XX lançado em 2017, 30XX abraça ainda mais forte o estilo “Mega Man X” com uma palheta de cores e estética da era 16/32 bit. Eu sei, você deve estar se perguntando como que diabos um jogo desse funciona em um estilo roguelike, certo?

Pois então, o jogo contém “mundos-tema” usados para o jogo gerar fases procedurais. O sistema é bem similar ao que a Motion Twin faz em Dead Cells só que em 30XX os estágios possuem muito mais elementos de plataforma, e o ritmo é ainda mais frenético.

A desenvolvedora Batterystaple Games já colocou seis dos oito “mundos-tema” planejados para 30X. Os outros dois devem vir em até um ano – período estimado até que o desenvolvimento seja concluído. Além disso ela usará o acesso antecipado para incluir novas armas, mecânicas, chefões e outros modos de jogo. No momento ele conta com um modo solo no estilo roguelite ou mais casual, coop local e online. Runs diárias e semanais também estão nos planos, mas não devem dar as caras antes do jogo base estar completo.

A questão é: devo eu me arriscar em escrever sobre esse jogo? Quantas vezes eu vou morrer ao cair de um precipício por ser afobado? Quem sabe nós não descobrimos em breve?

Roguelite 30XX está disponível em Early Access

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.