Bom, parece que os meus meses lamentando o falecimento do meu Nintendo Switch estão prestes a acabar. A Spike Chunsoft anunciou nesta quinta-feira (28) que Shiren the Wanderer: The Mystery Dungeon of Serpentcoil Island, até então exclusivo do console da Nintendo, vai estar disponível no Steam em 11 de dezembro por US$39,99. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Para quem não conhece a franquia, “Shiren the Wanderer” teve suas origens no Super Nintendo, mas é um dos tantos roguelikes japoneses bastante inspirados pelo clássico “Nethack”. Com uma trama rasa que nem uma poça d’água, você sempre assume o papel de “Shiren” e tem que solucionar algum “problema” de uma região. Desta vez, Shiren precisa descobrir qual é a ligação entre uma garota, um monstro que surge nos mares e a lenda de um tesouro pedido na ilha de Serpentcoil.
A principal atração dele é descobrir e experimentar com os diversos sistemas. Derrotar um inimigo é “fácil”, mas chegar até o final de uma run é bem mais complexo e requer conhecimento de poções, magias e outros equipamentos que você só descobre o real uso quando utilizá-los. Muitas vezes você vai acabar morrendo por conta disso, mas essa é a graça do jogo. Cada run você aprende mais e mais e fica mais próximo da reta final.
Se você ficou assustado com o parágrafo acima, vale apontar que “Serpentcoil Island” é, de acordo com a comunidade, o jogo mais amigável da franquia em muito tempo. As primeiras áreas são menos punitivas e há mais pontos para “descansar” e interromper uma run sem perder o progresso.
Outro ponto bastante positivo é a inclusão de novas histórias e dungeons assim que você completa a campanha principal. Isso é um baita salto em qualidade em comparação com os jogos anteriores em que você precisava praticamente recomeçar a mesma dungeon do zero múltiplas vezes.
Meu único receio é o preço. US$39,99 não traduz bem para valores em reais e, levando em conta que a Spike Chunsoft vai vender os DLCs separados, não consigo imaginar muitos fãs de roguelikes no Brasil pulando de cabeça em “Shiren The Wanderer”.
Eu, como sou teimoso e irresponsável, vou estar na primeira leva de jogadores. Espere impressões assim que possível.