Ora ora, parece que os períodos de “exclusividade” de terceiros com a Sony estão ficando cada vez menores. A Koei Tecmo anunciou nesta segunda-feira (27) que “Rise of the Ronin”, o RPG de mundo aberto da Team Ninja, vai estar disponível em 10 de março para o PC por R$249,90– pouco menos de um ano desde que saiu para o PlayStation 5.
Parcialmente “apagado” dado a imensa quantidade de lançamentos em 2024, “Rise of the Ronin” é um meio termo entre as mecânicas mais difíceis e complexas de jogos como “Nioh” e “Wo Long: Fallen Dynasty” e um sistema open world similar a franquias da Ubisoft.
O que o torna especial para mim é o período. Ambientado em 1863, ele é um dos poucos jogos que abordam a abertura do Japão para o ocidente. Claro que há dezenas de exageros na trama que envolve o jogador no papel de um Ronin e facções pró ou contra o retorno do xogunato, mas o meio termo entre o combate clássico e uma maior presença de tecnologias “modernas” para o período já é mais do que o suficiente para distanciar “Rise of the Ronin” de jogos como “Nioh”.
Outra mudança relativamente radical está no sistema de combate. A Team Ninja mantém a base do sistema de “parry” e esquiva tão presente em “Nioh” e outros títulos que ela produziu na última década, mas o simplificou para abranger uma maior variedade de armas e lutas com mais inimigos. O resultado é um combate responsivo, mas mais fácil de aprender.
A minha grande crítica a “Rise of the Ronin”, ao menos no lançamento, era o seu desempenho terrível, ainda mais para um jogo cujos visuais não são lá dos melhores. Isso pode muito estar relacionado a engine que ele utiliza – a mesma de “Nioh” e “Strangers of Paradise” – que não foi feita para ambientes abertos.
Minha esperança é que a versão PC – que já tem suporte a raytracing, telas ultrawide e DLSS – rode melhor. Mas, bem, qualquer coisa vai ser melhor do que a versão PlayStation 5 a esta altura.
Só me resta saber se eu vou ter paciência de rejogá-lo.
Veja o trailer de anúncio e mais imagens do game abaixo: