Eu pessoalmente não o culpo se você nunca ouviu falar de Rimworld, o game desenvolvido por Tynan Sylvester e que já está em alpha desde o começo de 2014. Após muitas atualizações, o Alpha 14 está previsto para lançamento nesta sexta-feira (15) no acesso antecipado do Steam. Damos aqui uma visão geral do game e como não falhar (tanto) nas primeiras horas.
Rimworld bebe da mesma fonte que títulos como Dwarf Fortress, Clockwork Empires, PrisonArchitect. Neste, onde o foco é fazer com que um grupo de sobreviventes tenha uma colônia relativamente estável em um planeta inóspito.
Ao contrário de um controle direto de unidades, Rimworld também adopta um sistema automatizado de priorização de tarefas para cada colonista. Alguém com mais proficiência em mineração irá se dar melhor nisto do que cultivar hortaliças. Nem sempre eles irão realizar as ações decididas pelo jogador, afinal, cada um tem uma personalidade e modo de agir perante certas situações.
A diferença entre ele e outros jogos está no peculiar sistema de “Storytelling”, que pode ser ajustado da maneira que o jogador preferir. Você quer uma experiência mais intensa, com ataques constantes de piratas e outros monstros? É possível. Isto também pode ser ajustado para quem deseja apenas gerenciar a sua base com o mínimo de interferência externa possível.
Nos últimos meses Tynan tem trabalhado constantemente em aprimorar as mecânicas do game, principalmente nos aspectos de interface e de como lidar com as diferentes ordens e prioridades de uma tribo.
O último alpha, lançado no final de abril adicionou a opção de permadeath, um novo sistema de relacionamentos entre famílias, possíveis escapatórias de prisão por parte dos prisioneiros, problemas de infestação e mais predadores.
O alpha 14, que chega junto do acesso antecipado do Steam inclui um peculiar e inesperado sistema de cenários. Você poderá, por exemplo, escolher e personalizar certas situações para jogar. Será possível determinar o tipo de início de uma colônia — como tribos, antes previamente indisponíveis — maior aleatoriedade nos cenários e mudanças nas condições climáticas de um mapa.
Além disso o game recebe uma integração completa com o Steam Workshop, adição de tochas, um sistema de pesquisa para tribos e não-tribos — que vão de sistemas de ar condicionado até torres de defesa — e traços de personalidades.
Já na parte de construção e desenvolvimento o tipo de pesquisa agora será atribuído ao nível de tecnologia de seus sobreviventes. Tribos, por exemplo, irão demorar muito mais para adquirir certos conhecimentos do que sobreviventes de um pouso forçado.
Para aqueles — que como eu — sempre lutaram contra a interface, algumas coisas foram melhoradas, como a possibilidade de verificar a fertilidade do solo ao colocar o mouse em cima de um local, mudanças nas abas dos animais e refinamentos no guia de interface.
Com isso dito, eu acredito que muito dos jogadores brasileiros tenham pouco conhecimento sobre o que se trata e principalmente como jogar Rimworld. Portanto, aqui vão algumas dicas básicas para você não falhar completamente durante as primeiras horas.
Atenção: Esse guia é baseado na versão Alpha 13 e será atualizado para a versão Alpha 14 assim que disponível.
- Tenha certeza que seus habitantes estejam felizes
Pode parecer simples, mas não é. Cada habitante tem a sua necessidade e especialidade. Alguns preferem dormir em camas confortáveis, outros não se importam muito. De qualquer forma, interrompa a partida, leia a característica de cada um deles para saber como melhor adequar a sua estratégia a longo prazo para que eles se sintam felizes.
- Tenha um constante fluxo de alimentação e energia
Novamente, algo que pode ser óbvio, mas difícil de ser aplicado nos primeiros dias. Há duas principais maneiras de coletar alimentos: caça e plantação. Verifique que tipos de animais estão disponíveis no mapa e tenha certeza que possui o equipamento necessário para caçá-los. Uma colônia feliz é uma colônia com constante fluxo de alimentação.
Energia neste caso é um pouco mais complexo, já que o início é basicamente regrado pelo uso de energia solar e baterias. Tenha baterias o suficiente para garantir que as principais funcionalidades da colônia sempre estejam abastecidas. Mas, atenção, não exagere, pois, a construção de baterias requer recursos e uma hora ou outra, estes recursos começarão a se tornar escassos.
- Defesas são importantes, muito importantes.
Construir uma base no meio do nada não é uma boa ideia, na realidade uma péssima ideia. Quanto mais fácil for de invadi-la, mais oportunidades de piratas espaciais e outras aberrações de destruírem toda a chance de sobrevivência. Estude o posicionamento de torres de defesa e certifique-se que os flancos da base tenham proteção suficiente para que em caso de ataque, não sofram perdas significativas.
- Blueprints são os seus amigos, use-os constantemente.
Uma das mecânicas de RimWorld é a possibilidade de utilizar blueprints para prever o posicionamento de certas edificações antes de construí-las. Elas estão em uma localização segura? Você deveria coloca-las em locais remotos? Pense muito, mas muito antes de agir. Cada edificação pode ter um motivo para ser usado, como laboratórios, hospitais, cozinhas e muito mais.
- Aceite que uma hora ou outra você irá perder
Pode ser doloroso escrever isso, mas é a realidade. Rimworld é sobre a jornada ao desconhecido, sobre tentar tirar o melhor proveito de uma situação onde você quase sempre estará em desvantagem. Quando achar que tudo vai bem, desconfie. Cedo ou tarde um grupo de piratas espaciais pode obliterar completamente a sua base.
Não fique triste, porém. Tome isso como um bom aprendizado e aplique o que descobriu nas primeiras partidas para que as suas chances de sobrevivência sejam ainda maiores.
- Em caso de dúvidas avançadas, não hesite em usar a Wiki
Rimworld é um jogo consideravelmente complexo em diversos aspectos e muitos deles eu demoraria horas para explicar em apenas um artigo. Por conta disso, não hesite em fazer constante uso da Wiki. Ela já conta com mais de mil artigos sobre os mais variados assuntos, que vão de uma estruração de base até os diferentes recursos que podem ser obtidos.
Se você quiser conhecer mais sobre algumas das principais funcionalidades de Rimworld, eu recomendo (e muito) acessar o blog da Ludeon, onde Tynan entra em mais detalhes sobre algumas das mudanças nas recentes atualizações.
Boa sorte e que sua colônia sobreviva mais que do que a minha.