Em nota publicada nessa terça-feira (14) a Trion Worlds anuncio que a partir de junho Rift será free-to-play.
Há muito tempo atrás, um MMO que vivia de assinatura e o nome fugiu da cabeça anunciou que fecharia seus servidores num futuro próximo e que o jogo se tornaria free-to-play até o fatídico dia. Resolvi testá-lo e não me decepcionei; quando expressei minha suspresa em relação ao fechamento de algo tão divertido, me foi apresentado o seguinte argumento: “Não faz sentido pagar pra jogar isso se pessoas pagam para jogar WoW”.
Essa foi a primeira ocasião onde eu de fato ponderei a possibilidade de assinar e começar a jogar World of Warcraft. Me inscrevi na versão de testes, instalei e esse foi o momento que eu me esqueci do nome desse extinto MMO. Percebi que o que me foi dito de fato era verdade, lançar um jogo baseado por assinatura com monstros como WoW e EVE Online no mercado é um empreendimento muito arriscado.
Há quem argumentasse que Rift era um dos poucos nomes que conseguisse sobreviver aos gigantes. Pois bem, a Trion, desenvolvedora deste, resolveu jogar a toalha e anuncou que o título será inteiramente free-to-play em junho. Confira o Trailer abaixo:
Como era de se esperar, um modelo de assinatura permanece, onde os assinantes serão chamados de “Patrons”. Os Patrons terão alguns artifícios extras, mas o mundo não punirá os jogadores que não pagam. “Todos os jogadores terão total acesso ao mundo inteiro,” segundo Bill Fischer, diretor criativo de Rift. “Toda dungeon, raid, Warfront e todo level. Nós não travaremos o conteúdo ou avanço atrás de muros – nosso objetivo é quebrar todas as barreiras. Queremos mais pessoas jogando e se divertindo juntas.”
Enquanto novos jogadores receberão menos espaço no inventário e terão menos espaço para personagens, a Trion promete que para os donos originais do jogo – mesmo aqueles que não assinam mais – nada será removido.
Dia 12 de Junho também trará o update 2.3, chamado Empyreal Assault, adicionando uma nova zona, um evento global e os desafios “Choronicle” e “Stronghold”.
Para mais detalhes, confira a página oficial do Rift free-to-play (Em inglês).