Jogos roguelike parecem ter tomado o Steam, não é mesmo? Em poucos meses recebemos diversos títulos de qualidade, como Spelunky, Rogue Legacy e outros. Risk of Rain é mais um que se encaixa nessa categoria e acredite, é tão bom quanto.
A história de Risk of Rain, quero dizer, a trama rasa que faz você matar inimigos é que estás em um planeta desconhecido e tem de achar a saída.
Isso é feito ao navegar por diversas áreas, encontrar um tele transportador e passar para a próxima fase. No meio disso, terás baús com equipamentos e muitos, mas muitos inimigos.
O que diferencia Risk of Rain de outros roguelikes é a premissa de tempo. Quanto menos tempo você enrolar para passar de uma fase, mais fácil serão os inimigos. Digo mais “fácil”, pois mesmo na dificuldade mais simples você toma uma surra dos monstros.
Sendo assim, as partidas resultam em uma variação de “devo pegar aquele baú ou fugir”? Às vezes a decisão errada acaba com a sua jornada, como ocorreu comigo diversas vezes. É uma mecânica interessantíssima.
Ao contrário de roguelikes mais simples, Risk of Rain não oferece nenhuma ajudinha aos novatos. Quer saber como libera uma classe nova? Te vira, fera. São um total de dez classes, que variam de personagens que são rápidos para fugir dos inimigos, enquanto outros fazem o papel de “tank”.
Então, se prepare para perder algumas horas sem entender o que acontece, como fazer algo ou deixar de morrer na primeira fase. Sim, eu morri por umas 30 ou 40 vezes na primeira fase. Se não tens paciência, Risk of Rain definitivamente não é para você.
Para reduzir, ou aumentar, a frustração, o título oferece multiplayer online para até quatro pessoas ou duas pessoas localmente. Quando testei o online não tive problema algum em relação ao lag, algo bom!
De início, parece que jogar com quatro jogadores é algo mais fácil, só que não é. Nas primeiras áreas realmente parece que você está mais poderoso, mas basta alguns minutos e os monstros acabarão com vocês e seus amigos em segundos. Nesse caso, jogar com um grupo de amigos com quem você tenha bastante sinergia colabora muito.
Tem apenas uma coisa que dificulta um pouco Risk of Rain, seus controles. As configurações padrão das teclas são bizarras. Do tipo, aperte Z para atirar, eu nunca vi um jogo que usasse o Z para atirar! Felizmente, dá para ajustar isso no menu de opções. Caso prefira, use um controle, que foi o que eu fiz de início e foi um desastre.
Primeiro que, Risk of Rain opta por usar o analógico ao invés do digital para movimentar o personagem. Quando tentei trocar para o digital a resposta era pior ainda, tentava pular para uma outra plataforma e nada, ele não pulava em diagonal. Só tristeza.
Ainda bem que é o único problema técnico que atormenta Risk of Rain. Seus belíssimos gráficos feitos em pixel-art permitem com que qualquer computador rode essa belezinha sem problema. Fui muito indiferente em relação a sua trilha sonora. Não atrapalha, mas queria que se envolvesse mais com o que acontece na tela. Às vezes você está em uma puta batalha e está lá uma música feliz tocando no fundo.
Por fim, Risk of Rain é um Roguelike que não esconde ser difícil como mecânica principal. Perfeito para aqueles que buscam um grande desafios sozinho ou com amigos. Recomendo trocar as configurações da teclas e respirar bem fundo antes de abrir o jogo, pois te garanto, você irá se irritar.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Chucklefish