Eu tenho um sério problema com jogos de luta, o tempo. Quando era mais novo, tentei me adaptar a jogar Street Fighter, Mortal Kombat, Guilty Gear, etc. Sempre parava por causa que o tempo investido nesses jogos precisava ser demasiadamente grande, nem sempre o tinha e o retorno não era instantâneo. Persona 4 Arena Ultimax torna todo esse processo muito mais divertido.
Persona 4 Arena Ultimax continua a história de seu antecessor, Persona 4 Arena e adiciona ainda mais lutadores ao game. São um total de sete novos lutadores, novas arenas, novas cartas persona e por aí vai.
O que deixou a maior marca enquanto o jogava é o quanto é acessível para novos jogadores. Você ainda precisa decorar combos? Claro. Ataques especiais ainda usam uma combinação de botões? Sim. Certos lutadores, como Marie são super simples de simplesmente pegar e jogar. É isso que eu busco em jogos de luta.
Para quem é veterano no gênero, Arena Ultimax também oferece profundidade e técnica, algo de se esperar da Arc Systemworks. Não irei adentrar em tais sistemas já que não é a minha área de experiência.
Outro ponto que tem de ser levado em conta é como a Arc e a Atlus conseguem criar um modo história interessante e que prende o jogador. Já tivemos outros modos história, até mesmo Street Fighter tem. Porém, boa parte se baseia em uma breve cutscene inicial e uma breve cutscene final, com pouca informação no meio.
Persona 4 Arena pega esse modo e o converte para algo muito mais robusto. A interação entre os personagens, as cenas entre as lutas, a trama, tudo é muito bem produzido e me fez querer jogar mais e mais.
Existe um modo de jogo para cada gosto, você pode acompanhar a história, lutar no modo arcade, modo de score attack, dentre outros. A novidade de Arena Ultimax é o Golden Arena.
Nele, você escolherá um dos personagens disponíveis e enfrentará uma série de lutas com apenas um round. Ao ganhar uma luta, você recebe pontos de experiência que podem melhorar a vida, o ataque, proteção e outros aspectos do lutador.
Como alguém que perdeu horas e horas fazendo grind em dungeons aleatórias em RPGs, não preciso dizer que esse foi o modo que mais gostei de todos. Com ele eu não só sentia uma progressão com as estatísticas como também via que estava melhorando no jogo.
Após treinar bastante decidi enfrentar um dos meus maiores medos em games de luta, o online. Meu medo vem de dois motivos:
A- Tomar uma surra, o que normalmente acontece
B- O netcode ser terrível, em conjunto com a surra, eu me frustrar mais ainda.
Acabei que sim, tomei uma surra. Em contrapartida o netcode de Persona 4 Arena Ultimax é sensacional. Mesmo ao jogar com pessoas dos EUA eu não senti lag algum, o que em outros jogos como Street Fighter, Marvel Vs Capcom 3, seria um inferno na terra.
Uma das novidades no multiplayer é o Lobby Mode. Esse, ao contrário do matchmaking, é como um “pequeno universo” dentro do jogo onde você pode criar salas públicas ou privadas para jogar com amigos ou estranhos. É uma maneira mais “leve” de se jogar o online sem todo o stress ou pressão do matchmaking.
O fato é, eu perdi muitas horas em Persona 4 Arena Ultimax. Muito mais do que em qualquer outro jogo de luta, ele me prendeu. Isso é raro de acontecer. Ele te incentiva a buscar ser um melhor jogador, não te faz se sentir enjoado de jogar os mesmos modos. Cansou do online? Vai um pouco para o Golden Arena, avance na história, a escolha é sua.
No aspectos técnicos, Persona 4 Arena Ultimax roda muito bem e sem slowdown algum no PlayStation 3, algo de se esperar já que é um jogo de luta 2D. Por carregar a estética da série Persona, você pode esperar belas arenas de combate, golpes especiais bem produzidos e uma ótima trilha sonora.
Feita por Shoji Meguro, que ja trabalhou em outros títulos da franquia Persona, as músicas dos menus, de batalha e muito mais só colaboram para gerar uma identidade própria ainda mais forte para Persona 4 Arena Ultimax.
Seja você um fã casual de jogos de luta, alguém que nunca jogou um anterior ou até mesmo um veterano, Persona 4 Arena Ultimax tem um modo para você. Não temos o que reclamar do jogo, é simplesmente um dos mais divertidos títulos de luta que joguei nos últimos anos.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Atlus