O que acontece quando se mistura aviões, exageros e Vlambeer, os criadores de Super Crate Box? Temos Luftrausers, um jogo que não só te cativará pela estética como por sua ótima jogabilidade.
A premissa é simples, você controla um avião e tem de destruir outros, mais nada. O estilo é reminiscente dos games de árcade do final da década de 80, início de 90 com algumas mecânicas adicionais.
Luftrausers gira em torno de uma única arena e uma série de objetivos para serem completados. Ao completares, você obterá novos equipamentos para a sua aeronave. Esses, envolvem novas metralhadoras, motores, chassis, entre outros.
Seu gameplay é super simples, movimente o avião com as teclas e atire com apenas uma tecla. Mesmo assim, é muito viciante. Nunca uma partida vai ser igual a outra, sempre você tentará bater sua pontuação ou completar os objetivos.
Os objetivos em si são o ponto forte de Luftrausers, que lhe dão uma sensação de progressão no mesmo mapa. Alguns deles envolvem destruir 50 aviões em uma única partida, 3 navios, acumular uma quantidade específica de pontos na partida e por aí vai.
Não pense que não há um grau de dificuldade em Luftrausers, os controles simples dão espaço para ter de saber manusear muito bem sua aeronave. A ação frenética é trocada por saber a hora de acelerar ou virar para atingir os inimigos.
Manter o multiplicador de pontuação não é nada fácil, os objetivos que envolviam chegar a uma pontuação alta me irritaram mais do que deveriam. Isso promove experimentação.
Você sempre terá de modificar um pouco seu avião para descobrir a melhor maneira de completar um objetivo, que também reduz um tanto a repetição.
Quem não gosta desse estilo de jogo, achará pouca coisa para se divertir em Luftrausers, digamos que o conteúdo é bem subjetivo de jogador a jogador nesse caso.
No fim, você acaba se prendendo a uma combinação específica, ao menos foi isso que fiz. As vezes ela funciona melhor para você, em outras é a mais efetiva para causar dano e por aí vai. Independentemente, tem alguma opção para todos.
Para a parte técnica, não tem o que falar. Se o seu PC inicia o Windows, ele provavelmente vai rodar o Luftrausers. Não existem muitas opções de configuração. Apenas selecionar tela cheia ou não e mudar o volume do áudio.
Caso tenha receio que não irá se adaptar aos controles da versão PC, vale lembrar que ele também se encontra disponível tanto para PlayStation 3 como para o PlayStation VITA.
A estética foi um ponto forte para continuar jogando Luftrausers. Seu estilo nos remete aos jogos clássicos da era NES, com palhetas de cores básicas e sem muita informação na tela.
Mesmo sem muita informação, ele ainda consegue ser caótico dado as explosões, aviões inimigos na tela e tiros. É bem provável que você demore um tempo para se adaptar e não perder a sua nave no meio de outras.
Luftrausers diverte pelo seu estilo arcade, não doi no bolso e ainda tem uma seleção de opções de naves e armas para nunca fazer você se sentir enjoado. Como apontamos antes, o conteúdo é subjetivo se você gosta ou não desse tipo de jogo. A falta de configuração prejudica um pouco, mas nada que a versão de PlaStation 3 ou PlayStation VITA não irá resolver.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Devolver Digital