Sabe aqueles filmes que fazem alusão a vários outros? Imagine um rpg, adicione esse artifício e um enredo original porém simples e você terá Evoland.
Ao iniciar um novo save, um jogo no estilo do Zelda mais clássico se materializa. A única coisa que você sabe fazer é andar para a direita. Abra um baú e aprenda a andar para a esquerda, abra outro e você consegue andar verticalmente também. Agora me encontro num jogo monocromático onde o movimento da minha espada é apenas uma cutucada à minha frente. Como era de se esperar, minha inépcia conseguiu me matar no primeiro monstro. Não, isso não era pra ter acontecido e provavelmente não vai acontecer com mais ninguém que jogar Evoland.
Depois de andar um pouco mais e ver fatores como cores e música serem recriados na minha frente, um baú me concedeu a história do jogo. É então que o propósito de Evoland aparece: Trata-se de um conto de como o videogame surgiu e tomou forma. A vantagem é que ao invés de termos que esperar gerações inteiras para apreciar novas tecnologias, no caso de Evoland apenas um simples baú causa um efeito agradável conforme o jogo vai ficando mais e mais vivo. Não é uma ideia comum, mas não há muito a ser extraído dela, isso torna o enredo de Evoland algo impossível de ser apreciado por muito tempo após terminá-lo.
Teoricamente esse texto está transbordando de spoilers, mas é claro que o leitor tem pleno conhecimento de que os jogos virtuais nem sempre foram como hoje; então espero que nos perdoem.
Todas as “novas tecnologias” que foram surgindo desde o início do videogame vão sendo adicionadas dessa forma, e não é apenas de gráficos que estamos falando. Ao invés de morrer com apenas um hit agora tenho aqueles corações que representam quanto dano o jogador pode tomar, o combate em turnos à la Final Fantasy também é utilizado em alguns momentos.
Alguns baús mais sofisticados incluem ambientes pré-renderizados naquele estilo de Resident Evil. O jogador chega a encontrar até mesmo um pequeno tempo de loading entre um quadro e outro. Mas não se preocupe, se a impaciência vencer, o item Fast DVD Player resolverá o problema.
Além desses artifícios, não muito mais pode ser falado sem revogar o sentimento que Evoland passa.
Quanto aos aspectos técnicos, tanto os gráficos como a música se manifestam de acordo com o progresso, garantindo que esses dois fatores tenham uma avaliação final positiva. Eles são simples esteticamente? Sim, mas os títulos que o jogo representa também são. Poderiam ser melhor trabalhados? Não há como negar.
Evoland é uma história feita para a manifestar a nostalgia daqueles que cresceram vendo o videogame se tornar Crysis a partir de Pong. Não é um jogo que fará muito sentido para a nova geração de jogadores, mas se você faz parte do público alvo, não há porque não relembrar os velhos tempos.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Shiro Games