Você gosta de estratégia, mas não suporta muita complexidade nem gráficos simplórios? Então pode fechar essa review. Caso não se importe com isso, descobrirá que Dominions 4 é facilmente um dos melhores jogos de estratégia de 2013.
A história é bem simples, a milhões de anos atrás, existia um Deus. Um belo dia, ele desapareceu e assim começaram as guerras por quem seria um dos novos deuses. Adivinha quem é um dos candidatos? Você.
Existe um total de 28 nações, similares a egicipcias, romanas, nórdicas ou mais mitológicas ainda. A que eu escolhi consistia de uma civilização que usava aranhas gigantes como cavalos no campo de batalha.
Após isso, temos de criar o nosso deus. Aí é onde as coisas ficam mais complicadas. Você tem de atribuir pontos e escolher as magias de seu deus. Nesse caso, tive de recorrer ao gigantesco manual de 116 páginas para entender o que acontecia.
Basicamente você pode criar o tipo de deus que preferir. Com foco na cura, expansão, pesquisa, um dos oitos círculos de magia e outros detalhes. Nomeei o meu Bafomé e parti para a batalha.
Você achou tudo isso complicado? Não vistes nada ainda. Agora fui jogado no mapa-mundo. O jogador normalmente começa com duas províncias próprias, algumas adjacentes com tribos inimigas e os seus inimigos ficam em locais aleatórios do mapa.
Não existe um modo diplomacia, você basicamente fica em guerra com todo mundo o tempo todo. No inicio é tranquilo. Após uns 20, 30 turnos, a quantidade de tempo que você ficará ajustando seus exércitos e resolvendo pequenos detalhes de seu império chega a passar os 30 minutos.
O modo mais complexo de todos é o de batalha. Ao contrário de Civilization, Rome II Total War, as batalhas de Dominions 4 acontecem entre os turnos, não há um controle direto das unidades. Ao invés disso, é necessário ordená-las previamente durante o seu turno.
Simplesmente bati a cabeça até entender como isso funcionava. Primeiro que o jogo não explica muito bem esse aspecto, segundo que as táticas são tão variadas, distintas entre si que existem praticamente infinitas possibilidades.
Jogamos primariamente várias batalhas contra a AI e notamos algo. Dominions 4 é para ser jogado online com amigos. Não que a AI seja ruim, muito pelo contrário, ela é relativamente boa. Quando você a aprende, porém, deixa de ser um desafio.
Como já haviamos comentado anteriormente, os gráficos são simples, super simples. Falamos de gráficos similares aos de dez anos atrás. Isso atrapalha? Não muito. A arte tanto dos personagens como do próprio mapa é bem bonita.
O que ainda pode melhorar é sua interface, ainda é muito difícil de se fazer as ações mais simples possível. Isso é um ponto que já era fraco em Dominions 3 e não melhorou muito nesse. Algumas coisas, como ajustes de exército, ficaram mais fáceis, porém. Então nesse caso toda ajuda é bem-vinda.
Na parte sonora, sua trilha é boa, os efeitos, porém, medianos. Após umas boas 30 ou 40 horas, você acabará se enjoando da mesma.
No fim, se você tiver tempo, paciência para aprender Dominions 4, receberá um ótimo jogo para se divertir sozinho ou com os amigos. Com uma interface mais amigável, uma AI melhor ou até mesmo uma futura campanha, poderá ser um sucesso mais do que já é.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Illwinter Game Design