Seria “Retro Gadgets” um jogo, ou uma ferramenta criativa? Ele e jogos como “Cloud Gardens” tornam difícil fazer essa distinção. Produzido pela Licorice ehf, o jogo onde você pode criar aparelhos retrô com uma estética que remete e muito aos anos 90 entrou em acesso antecipado nesta quarta-feira (30) a partir de R$59,99.
Eu proponho esta questão no primeiro parágrafo pois, a primeira vista, o grau de complexidade de “Retro Gadgets” é muito maior do que outros jogos que decidem seguir esta rota criativa. Além de poder montar, pintar e personalizar diversos aparelhos – que vão do clássico “Smon Says” a um console portátil que é a cara do Game Boy. Além disso, ele permite você ir a fundo com suporte a linguagem de programação “Lua” que pode ser feito tanto dentro do jogo como importado de outro aplicativo.
Este último ponto que me deixa tão curioso sobre a “audiência” que irá jogar “Retro Gadgets”. Eu pessoalmente não tenho muito conhecimento em Lua e, pelo visto, o jogo também não está muito interessado em me ensinar.
Acredito que há de fato um público para “Retro Gadgets”, mas também me pergunto o motivo de alguém “gastar” o seu tempo em algo como isto sendo que há outras alternativas e plataformas como o PICO-8 que são mais interessantes para desenvolvedores.
No fim, sei que eu vou pegar pois sou muito curioso, mas não esperem uma crítica minha tão cedo.