Em pouco menos de um ano desde que deu as caras no Switch, a Bandai Namco lançou nesta semana – para a minha surpresa – a versão PC de “Baiten Kaitos”. Ele está à venda por R$182,25 e inclui “Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean” e “Baten Kaitos Origins”.
Originalmente publicado para o Gamecube, “Baten Kaitos” se diferencia, e muito, dos outros RPGs do início dos anos 2000 pelo considerável uso de um sistema de cartas para definir ataques e magias dos personagens. Era um jogo que, na minha opinião, estava muito à frente do seu tempo, mas que nunca recebeu a devida atenção.
A sua história ainda é a “típica” batalha entre humanos, gigantescos impérios e deuses. O que faz valer o tempo são os personagens, a trilha sonora e especialmente os ambientes. Ainda são raros os jogos que me fazem ficar tão empolgado com certas áreas / design dos inimigos como “Baten Kaitos”.
Como é comum em remasterizações de RPGs, esta inclui uma opção de desativar batalhas aleatórias, acelerar a velocidade do combate ou eliminar o inimigo em um único hit. A minha recomendação é ativar a velocidade do combate. As batalhas aleatórias de “Baiten Kaitos” são divertidíssimas e você vai “perder” metade do prazer que é “construir um deck” para cada personagem a medida em que você avança na história.
E, muitos irão recomendar você começar direto pelo “Baiten Kaitos Origins” já que é considerado o melhor da série, mas não deixe de lado o primeiro jogo. Ele pode ser menos polido, mas apresenta um mundo tão intrigante quanto a sequência.
Veja o trailer e imagens do game abaixo: